Desempenho da Bahia cresce pela terceira vez consecutiva no Ideb

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Bahia alcançou o avanço pelo terceiro ano consecutivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o desempenho dos alunos em exames abrangentes. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (14), em 2023, a Bahia obteve um índice de 3,7. Em 2021, o estado atingiu a marca de 3,5 e, em 2019, registrou 3,2, no que diz respeito ao desempenho das escolas de ensino médio estadual.

O progresso foi reconhecido pela população baiana, que aprovou em 54% o desempenho da Secretaria de Educação no Governo. De acordo com a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, os índices refletem a evolução na gestão. “O cenário ainda apresenta desafios, principalmente pós-pandemia, mas o Governo do Estado tem feito investimentos significativos no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos alunos, o que nos dá a certeza de resultados ainda melhores no futuro”, ressaltou.

O avanço indica uma melhoria na qualidade do ensino e nos investimentos na expansão e modernização da infraestrutura da rede estadual de ensino, além da valorização de seu corpo docente. Além do Ideb, a redução das taxas de abandono escolar de 11,5% (2021) para 5% (estimado em 2023) foi possível graças ao trabalho de busca ativa por estudantes que interromperam os estudos e ao investimento em assistência aos alunos.

A recuperação da aprendizagem pós-pandemia foi viabilizada pelos investimentos do Governo do Estado em avaliações diagnósticas que avaliam o conhecimento dos alunos em disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa, identificando fragilidades e traçando estratégias para auxiliar os estudantes no sucesso escolar.

Através do programa Educa Mais Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) também implementou oficinas educativas de artes, esportes, música e reforço nas aprendizagens. Outro programa relevante é o Mais Estudo, onde monitores oferecem suporte acadêmico aos colegas e recebem uma bolsa mensal de R$ 150 durante sua atuação. Até o momento, 46.019 alunos estão participando, representando um investimento de R$ 6,7 milhões no mesmo período.

Valorização dos Professores

Através do Concurso Saeb 03/2022, o Estado já nomeou 2.043 novos professores e coordenadores pedagógicos. Esses profissionais estão presentes em escolas nos 27 territórios de identidade, aumentando a capacidade de atendimento aos alunos.

“Continuaremos investindo em práticas pedagógicas inovadoras que são essenciais para manter e ampliar os avanços no Ideb. A continuidade e expansão dessas ações são fundamentais para assegurar que todos os alunos baianos tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou a secretária Rowenna.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem morre em acidente durante trilha de motos em Maracás; vítima era sobrinho do prefeito

Um jovem de 29 anos morreu na manhã deste domingo (7) após sofrer um acidente enquanto participava de uma trilha de motos na zona...

Neymar hesita sobre futuro no Santos: ‘O importante é encontrar o melhor pra todos’

Neymar, jogador do Santos, deixou os torcedores em dúvida ao não confirmar sua permanência no clube na próxima temporada. Após a vitória do...

Descubra a audiência e o faturamento de Vitória x São Paulo na emocionante última rodada do Campeonato Baiano

No último domingo (7), o Vitória conquistou uma vitória importante ao derrotar o São Paulo por 1 a 0, garantido assim sua permanência...