Centrais Sindicais assinam nota conjunta em apoio ao ministro Alexandre de Moraes

Publicado:

Em meio às pressões da oposição bolsonarista pela instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e a proposta de protocolar, em 9 de setembro, um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, as principais centrais sindicais brasileiras se manifestam em conjunto em defesa do magistrado. A intensificação da campanha contra Moraes se deu após o jornal Folha de S. Paulo publicar uma reportagem que sugeria que o ministro teria utilizado relatórios para embasar suas próprias decisões contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no inquérito das fake news e das milícias digitais.

 

Na nota, assinada pelos presidentes da CUT, Força Sindical, UGT e CTB, respectivamente, Sérgio Nobre, Miguel Torres, Ricardo Patah e Adilson Araújo, as centrais sindicais afirmam que os atuais ataques contra Moraes buscam minar a democracia. Ressaltam que são reações de setores que discordam do papel desempenhado pelo magistrado na proteção da ordem constitucional e do bem-estar do país.

“Alertamos a sociedade que os atuais movimentos visando minar a Democracia ao desestabilizar o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, são reações de setores inconformados com seu importante papel na preservação da ordem constitucional e do bem-estar do país”, destaca a nota.

“Os ataques infundados que o ministro tem enfrentado, especialmente em decorrência de seu trabalho de combate às chamadas fake news disseminadas por milícias digitais, evidenciam a necessidade de a sociedade brasileira permanecer atenta contra investidas que buscam abalar as estruturas da Democracia, misturando deliberadamente opinião e mentira, fato e versão”, prossegue o comunicado das centrais sindicais.

“As centrais sindicais, portanto, repudiam julgamentos precipitados, abordagens sensacionalistas e reiteram seu posicionamento de que o STF e todo o Poder Judiciário brasileiro devem agir em defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito, a fim de que os momentos de turbulência provocada no país sejam superados pelo viés democrático”, conclui o documento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vídeo mostra suposta fuga da Japinha do CV durante megaoperação no Rio

Nas redes sociais, começou a circular um vídeo polêmico que mostra uma mulher fugindo de um grupo durante uma grande operação nos complexos...

Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA, morre aos 84 anos

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney, faleceu nesta terça-feira, aos 84 anos. A família confirmou a informação, mas não divulgou a causa...

Palpite Liverpool x Real Madrid – Champions League – 4/11/2025

Nesta terça-feira, 4 de novembro, o Liverpool enfrenta o Real Madrid em um jogo emocionante no Anfield, às 17h (horário de Brasília). Este...