Eleições 2024: Cidadãos podem denunciar infrações eleitorais por meio de aplicativo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Qualquer indivíduo tem o direito de comunicar à Justiça Eleitoral casos de infrações eleitorais ligadas à propaganda eleitoral inadequada. O aplicativo denominado Pardal foi disponibilizado gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas lojas virtuais Google Play e Apple Store a partir desta sexta-feira (16).

O denunciante deverá acessar o aplicativo Pardal e realizar o login com suas credenciais do aplicativo E-título ou do Portal Gov.br.

Ademais, para efetuar a denúncia da irregularidade, é necessário informar obrigatoriamente o próprio nome e CPF, além de apresentar evidências que sustentem a alegação feita, como vídeos, fotos ou áudios. A Justiça Eleitoral assegura a confidencialidade da identidade do denunciante.

Antes de fazer a denúncia, é essencial que o usuário consulte no aplicativo as instruções acerca do que é permitido ou proibido no que diz respeito à propaganda eleitoral, a fim de evitar comunicações equivocadas ou infundadas. Após o registro da denúncia, o denunciante receberá um número de protocolo para acompanhamento do processo.

Conforme estabelecido pela Portaria TSE nº 662/2024, que trata do uso do aplicativo Pardal, nos casos em que a denúncia não esteja relacionada ao aplicativo, o usuário tem a possibilidade de acessar o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE) ou consultar a página do Ministério Público Eleitoral, que é responsável por receber denúncias de crimes e outras transgressões que impactam o processo eleitoral.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procon-BA realiza 43 fiscalizações no Carnaval

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), apresentou o balanço das ações...

Corte dos EUA anula tarifaço, mas deixa reembolso em aberto: “Caos”

Reprodução/FGV A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de anular o tarifaço determinado pelo presidente Donald Trump, em 2 de abril de 2025,...

Ministro do STF autoriza Polícia Federal a acelerar perícia em equipamentos apreendidos na Operação Compliance Zero

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a adotar o fluxo ordinário de trabalho para a perícia...