O empreendedor chinês Chun Wang fez um anúncio recente sobre a aquisição de uma missão espacial da SpaceX, empresa de Elon Musk. A viagem está programada para iniciar nos Estados Unidos ainda este ano e será a primeira vez que os polos da Terra serão sobrevoados por tripulantes, de ponta a ponta.
Chun Wang não estará sozinho nessa empreitada. O bilionário será acompanhado pela cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, a especialista em robótica alemã Rabea Rogge, e o guia australiano Eric Philips.
Além de empreendedor, Chun Wang também é um dos fundadores das empresas de mineração de bitcoin F2pool e Stakefish.
A missão foi nomeada de Fram2, em homenagem ao navio norueguês que explorou as regiões polares entre os séculos XIX e XX. A nave espacial voará entre 425 e 450 quilômetros de altitude, contando com uma cúpula de observação para os tripulantes desfrutarem da vista.
“Estou ansioso por essa missão há dois anos e meio”, compartilhou Chun Wang em seu perfil na plataforma de rede social X. “Estamos testemunhando um novo capítulo na exploração espacial.”
O valor da aquisição da missão não foi divulgado nem pelo bilionário chinês, nem pela SpaceX, de acordo com a agência de notícias AFP. A duração da missão está estimada entre três e cinco dias.
“Wang pretende destacar o espírito exploratório da tripulação, despertar admiração e curiosidade no público em geral, e mostrar como a tecnologia pode expandir os limites da exploração terrestre”, informou o comunicado divulgado pela SpaceX.
Vale ressaltar que essa não será a primeira missão tripulada realizada pela empresa de Elon Musk. Ao longo dos anos, mais de dez empreendimentos desse tipo foram concretizados, incluindo o transporte de astronautas até a Estação Espacial Internacional.
A SpaceX já operou missões de turismo espacial anteriormente. Em 2021, por exemplo, o voo orbital Inspiration4 foi financiado pelo milionário Jared Isaacman, sendo o primeiro voo espacial a levar apenas pessoas que não fazem parte de uma agência espacial.

Facebook Comments