Moraes cobra relatório da PF sobre atuação de Ibaneis e Torres no 8 de janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à Polícia Federal um relatório sobre o andamento das investigações que buscam esclarecer o envolvimento de autoridades nos eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

De acordo com a determinação do ministro, caso as investigações ainda não tenham sido finalizadas, a PF deve explicar as razões para a prorrogação do inquérito.

A requisição para a Polícia Federal fornecer informações partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR). Na semana passada, o procurador-geral Paulo Gonet solicitou um relatório, mesmo que parcial, do caso em questão.

“A solicitação é para intimar a Polícia Federal, a fim de que esclareça o andamento da investigação criminal e apresente o respectivo relatório, mesmo que parcial, e, se necessário, justifique a extensão da investigação, indicando as medidas instrutórias ainda pendentes para esclarecer completamente os fatos”, diz parte do documento encaminhado ao STF.

Moraes acatou o pedido nesta segunda-feira, 19, e ordenou a notificação ao delegado responsável pelo caso.

O inquérito foi iniciado imediatamente após a invasão da Praça dos Três Poderes. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres, o ex-secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira, e o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira estão sendo investigados.

Em seu depoimento, o governador relatou que acompanhava os protestos pela televisão e que, ao perceber que a situação estava fugindo ao controle, imediatamente deu ordens para evacuar o prédio do Congresso Nacional, o primeiro a ser invadido, e para deter os vândalos. Além disso, negou ter sido alertado sobre o risco de atos violentos.

Anderson Torres também foi interrogado pela PF durante a investigação. Ele ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal quando os apoiadores mais radicais do presidente invadiram a Praça dos Três Poderes, porém estava de férias nos Estados Unidos. Torres afirmou não ter indícios de que aconteceriam ações radicais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador antecipa elaboração de novos projetos para regulamentar kits de praia e caixas de som em Salvador 

O vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (PL), pretende apresentar novos dispositivos legais para regulamentar a colocação de...

Zelensky admite divergências com EUA e cobra garantias de segurança

Zelensky admite divergências com EUA sobre o caminho para encerrar a guerra O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta sexta-feira (16/1) divergências relevantes...

Ex-Seleção Brasileira pode disputar Série D italiana; entenda

Douglas Costa, sem clube desde 2025, tem acordo encaminhado com um time tradicional da Itália. Caso se confirme, o acordo pode levar o atacante...