**Tailândia investiga possível caso de nova variante mais grave do Mpox**
As autoridades tailandesas aumentaram o alerta nesta quarta-feira (21) devido a um possível caso da nova variante virulenta do Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, no país, em consonância com a emergência global recentemente decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O chefe do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, Thongchai Keeratihattayakorn, afirmou em uma coletiva de imprensa que o paciente chegou à Tailândia em 14 de agosto, vindo da África, com uma parada no Oriente Médio, e começou a apresentar sintomas, como febre e erupções cutâneas, no dia seguinte.
Thongchai detalhou que o paciente, um europeu de 66 anos, testou negativo para a variante clado 2 do Mpox, enquanto o teste para a nova e mais contagiosa variante clado 1b ainda é inconclusivo. O funcionário tailandês destacou que na sexta-feira (23) será possível confirmar se o paciente, que não apresenta sintomas graves, está infectado com a variante clado 1b e que uma equipe está monitorando até 43 pessoas que tiveram contato com o indivíduo em questão. Em 14 de agosto, a OMS declarou uma emergência de saúde pública de importância internacional devido ao aumento de infecções por Mpox (clado 1 e clado 1b) na África, onde o vírus está circulando intensamente.
Uma dúzia de países africanos registram 18.910 casos de Mpox e 541 mortes – principalmente na República Democrática do Congo – até o momento em 2024, enquanto a Suécia confirmou o primeiro caso do clado 1b fora da África em 15 de agosto. As variantes do clado 1 e a mais recente clado 1b são distintas do chamado clado 2, que causou um surto intenso na África em 2022 e centenas de casos na Europa, América do Norte e em outros países de diversas regiões. O que preocupa no surto atual é que foi observado até agora que o clado 1b se espalha mais facilmente entre as pessoas e tende a causar sintomas mais graves.
*Com informações da EFE
Publicado por Marcelo Bamonte

Facebook Comments