Eleições 2024: Bahia tem mais de 120 candidatos ligados a forças de segurança em nome de urna

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Bahia apresenta um cenário eleitoral com pelo menos 125 candidatos que escolheram nomes de urna relacionados às forças de segurança para concorrer nas eleições municipais deste ano. Os dados disponíveis até terça-feira (20) e consolidados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram analisados pelo Bahia Notícias.

 

O grupo de postulantes inclui candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que optaram por utilizar nomes de urna com referências a patentes e títulos ligados à carreira militar ou policial, tais como “soldado”, “tenente”, “capitão”, “major”, “coronel” e “delegado”.

 

Confira a seguir a distribuição encontrada:

– Sargento: 40
– Capitão: 14
– Tenente: 11
– Soldado: 11
– Bombeiro: 11
– Delegado: 11
– Cabo: 8
– Coronel: 7
– Major: 6
– Subtenente: 3
– Comandante: 2
– Tenente-Coronel: 1

 

Entretanto, o número total aumenta quando se consideram as declarações de ocupação dos candidatos. Os registros do TSE indicam que na Bahia, 54 candidatos se declaram “policial civil”, 148 “policial militar”, 15 “bombeiro civil” e 8 “bombeiro militar”.

 

Além disso, há 43 registros de candidatos como “militar reformado”, ou seja, aposentados ou afastados do serviço, totalizando 268 candidatos nessa categoria. O partido com maior número de representantes nesse grupo é o PL, com 7 candidatos, seguido por Republicanos (4) e União Brasil (4).

 

Distribuição por ocupação declarada:

– Policial militar: 148
– Policial civil: 54
– Militar reformado: 43
– Bombeiro civil: 15
– Bombeiro militar: 8

 

Os dados do TSE evidenciam que entre os policiais militares que declararam a ocupação, 18 são filiados ao Avante, 15 ao PP e 11 ao União Brasil. Na sequência, encontram-se PL, PSD e Solidariedade, cada um com 10 candidatos. Já entre os policiais civis, o partido com maior representatividade é o PL, com sete filiados. O PT e o PP completam o grupo mais expressivo com 5 e 4 filiados, respectivamente.

 

Esse levantamento não abrange os policiais que informaram a profissão como “servidor público”, como é o caso do candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), que é policial civil. Com isso, o total de candidaturas ligadas às forças de segurança deve ser ainda maior e mais significativo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Impeachment de Casares avança no São Paulo e ganha data para discussão

O impeachment do presidente Júlio Casares, do São Paulo FC, ganhou impulso no clube após o protocolo de um pedido de afastamento em...

Vitória anuncia contratação de volante Caíque, do Juventude

O Vitória anunciou a contratação do volante Caíque, do Juventude, como reforço para a próxima temporada. O...

Lucas Halter tem saída definida e não será jogador do Vitória em 2026

O zagueiro Lucas Halter não faz mais parte do Vitória aos 25 anos, encerrando o vínculo com o clube após o término do...