Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão assumem presidência do STJ nesta quinta-feira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passa a ser assumido por novas lideranças a partir desta quinta-feira (22). Os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão foram eleitos para o biênio de 2024 a 206 e oficializam suas posições como presidente e vice-presidente, em cerimônia marcada para as 17h de hoje.

Nesse período, eles também estarão à frente do Conselho da Justiça Federal (CJF), sucedendo a ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes, respectivamente.

**Currículo**

Herman Benjamin, nascido na Paraíba, graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca-se como jurista nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor.

Com uma trajetória no Ministério Público de São Paulo ao longo de 24 anos, Benjamin é autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, além de lecionar no Brasil e no exterior. Desde 1995, é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e já ministrou aulas em instituições renomadas, como a Faculdade de Direito de Illinois e a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica. Além disso, é fundador e codiretor da Revista de Direito Ambiental, publicada desde 1995.

**Luis Felipe Salomão**, que ocupou o cargo de corregedor nacional de Justiça no último biênio, é ministro do STJ há 15 anos e membro da Corte Especial, com destaque em julgamentos de direito privado.

No âmbito legislativo, presidiu a comissão de juristas do Senado, que propôs a legislação que ampliou a arbitragem e instituiu a mediação no Brasil (Leis 13.129/2015 e 13.140/2015). À frente da comissão responsável pelo anteprojeto de reforma do Código Civil, entregue recentemente, Salomão vem construindo uma sólida reputação no meio jurídico.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tiros em Alphaville: médico morto por colega deixa filho de 1 ano

A Prefeitura de Cotia divulgou uma nota de pesar pela morte do médico Vinicius dos Santos Oliveira, 35 anos, baleado ao lado de...

União Brasil lamenta morte do deputado estadual Alan Sanches

O União Brasil lamentou, neste sábado (17), a morte do deputado estadual Alan Sanches. O parlamentar, que integrava o partido na Bahia, exercia...

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal ganham reforço da Marinha

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB-MA), informou neste sábado (17/1) que a Marinha do Brasil chegou ao município de Bacabal para apoiar...