Inspeção interdita farmácias por venda de remédios fora de validade no Sul baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma operação conjunta entre o Conselho Regional de Farmácias e a Vigilância Sanitária resultou na interdição de três farmácias em Ilhéus, no Litoral Sul, nesta quarta-feira (21). Segundo informações do G1, durante a fiscalização, foram identificadas diversas irregularidades, como a venda de remédios vencidos, armazenamento inadequado, e documentos como certificados e licenças também fora da validade estabelecida.

A ação foi direcionada para coibir o funcionamento de estabelecimentos irregulares e inspecionou um total de sete locais. Em duas das farmácias fiscalizadas, foram encontrados armários contendo medicamentos controlados sem lacre, além da ausência de um profissional farmacêutico regularmente credenciado pela Vigilância Sanitária.

Em uma das farmácias inspecionadas, os fiscais encontraram vestígios de fezes de roedores misturadas aos medicamentos, evidenciando a falta de higiene e controle de pragas no local. Essa situação representa um sério risco à saúde dos consumidores, pois expõe os produtos à contaminação.

As autoridades responsáveis pela ação alertam para a importância de se verificar a origem e validade dos medicamentos adquiridos em farmácias, a fim de garantir a eficácia e segurança do tratamento. A compra de medicamentos vencidos ou armazenados de forma inadequada pode resultar em sérios danos à saúde dos indivíduos que os consomem, além de configurar uma infração sanitária grave.

A população deve ficar atenta e denunciar irregularidades constatadas em estabelecimentos farmacêuticos, contribuindo para a preservação da saúde pública e a fiscalização adequada desses locais. A obediência às normas sanitárias e a atuação responsável das farmácias são essenciais para assegurar a qualidade e segurança dos produtos disponibilizados à população.

É fundamental que os órgãos competentes mantenham a fiscalização contínua desses estabelecimentos, visando coibir práticas irregulares e promover a conscientização sobre a importância do cumprimento das normas sanitárias. A população também desempenha um papel crucial ao exigir e fiscalizar a qualidade dos serviços prestados pelas farmácias, garantindo seu direito a um atendimento seguro e confiável.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...

VÍDEO: Igor Kannário é vaiado após cancelar show no meio do percurso em Ribeira do Amparo

Durante a Alvorada de São Pedro em Ribeira do Amparo, na Bahia, neste sábado, 27, o cantor Igor Kannário foi vaiado após interromper...

PM prende dupla e recupera carro roubado em Vitória da Conquista após cerco na zona rural de Poções

Dois homens foram presos e um Chevrolet Onix branco foi recuperado após a atuação da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, que ligou...