Justiça anula multa de advogada acusada de abandonar defesa de cliente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) decidiu anular uma multa que tinha sido imposta a uma advogada sob a acusação de ter abandonado a defesa de um cliente.

A Vara Criminal de Sobradinho alegou que a advogada abandonou o cliente em questão e aplicou uma multa de R$ 13,2 mil, equivalente a 10 salários mínimos. Entretanto, a advogada conseguiu comprovar que não abandonou o caso.

O advogado Renato Araújo, que defendeu a advogada na reversão da multa, explicou que a advogada apenas perdeu o prazo para cumprir um ato processual relacionado às alegações finais, mas posteriormente justificou o ocorrido. Além disso, o cliente que ela representava saiu vitorioso na causa.

Segundo Renato, a decisão de impor a multa pela Vara de Sobradinho vai de encontro ao artigo 6º do Estatuto da OAB (Lei 8.609/94), o qual estabelece que não existe “hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público”.

“Nesse sentido, não seria cabível que um juiz aplicasse uma punição a um advogado supostamente faltoso, assumindo uma posição de superioridade em relação a este”, declarou o advogado. “A decisão dos desembargadores fortalece os direitos funcionais da advocacia.”

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...

Mãe e padrasto chutam e mordem bebê de 1 ano: “Não parava de chorar”

Caso de maus-tratos envolve bebê de 1 ano e 8 meses em Dourados; casal é preso em flagrante Um casal, ambos com 19 anos,...

Movimento de agricultores do Extremo Sul da Bahia interdita a BR-101 no município de Itamaraju

Itamaraju, Bahia - A BR-101 ficou parcialmente interditada na manhã desta terça-feira (17), no km 805, próximo ao Posto Serral, em...