Sessão solene marca posse de Fabrício Gonçalves como presidente do TST

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou uma cerimônia oficial para marcar a transição de liderança da Corte, empossando o ministro Fabrício Gonçalves como presidente nesta quarta-feira (21). A posse administrativa ocorreu em 2 de julho e desde o início do semestre, o ministro vem atuando na Sexta Turma e na Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1).

Advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG), Fabrício Gonçalves ocupa uma vaga reservada ao quinto constitucional. Ele sucedeu Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022.

A solenidade contou com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dos governadores Ibaneis Rocha do Distrito Federal e Romeu Zema de Minas Gerais, dos ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski e do Trabalho, Luís Marinho, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Natural de Brasília de Minas (MG), Fabrício Gonçalves é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde também fez pós-graduação em Direito Empresarial e obteve o título de mestre em Direito. Com mais de 30 anos de experiência na advocacia, ele assume o cargo de ministro do TST.

Além de sua atuação na OAB-MG, onde ocupou diversos cargos, Fabrício Gonçalves é professor na PUC Minas, lecionando Direito e Processo do Trabalho desde 1999, e orientou mais de 400 trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.

O novo presidente também teve participação em entidades como a Associação Mineira de Advocacia Trabalhista (Amat) e o Instituto dos Advogados Brasileiros, além de ter sido presidente da Associação Brasileira de Advocacia Trabalhista (ABRAT) no período de 2012 a 2014. Ele também participou da fundação da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra).

Na cerimônia, o ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente em exercício do tribunal, destacou a trajetória de Fabrício Gonçalves na área trabalhista e sua defesa de garantias mínimas aos trabalhadores. “Que este seja o princípio orientador de sua atuação no Tribunal Superior do Trabalho”, enfatizou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toffoli recua e deixa decisão de acareação de Vorcaro e diretor da BC para PF em interrogatório

A Polícia Federal deve interrogar, no início da tarde desta terça-feira (30), o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa,...

Helicóptero da TV Band realiza pouso forçado na Grande SP

Um helicóptero da TV Bandeirantes realizou um pouso de emergência no fim da tarde desta segunda-feira (29/12), em Guarulhos, na Grande São Paulo. De...

Entregador de delivery é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Cabrália

Um entregador de delivery, de 25 anos, foi encontrado morto, às margens de uma estrada na zona rural de Santa Cruz...