Sessão solene marca posse de Fabrício Gonçalves como presidente do TST

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou uma cerimônia oficial para marcar a transição de liderança da Corte, empossando o ministro Fabrício Gonçalves como presidente nesta quarta-feira (21). A posse administrativa ocorreu em 2 de julho e desde o início do semestre, o ministro vem atuando na Sexta Turma e na Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1).

Advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG), Fabrício Gonçalves ocupa uma vaga reservada ao quinto constitucional. Ele sucedeu Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022.

A solenidade contou com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, da ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dos governadores Ibaneis Rocha do Distrito Federal e Romeu Zema de Minas Gerais, dos ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski e do Trabalho, Luís Marinho, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti.

Natural de Brasília de Minas (MG), Fabrício Gonçalves é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde também fez pós-graduação em Direito Empresarial e obteve o título de mestre em Direito. Com mais de 30 anos de experiência na advocacia, ele assume o cargo de ministro do TST.

Além de sua atuação na OAB-MG, onde ocupou diversos cargos, Fabrício Gonçalves é professor na PUC Minas, lecionando Direito e Processo do Trabalho desde 1999, e orientou mais de 400 trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.

O novo presidente também teve participação em entidades como a Associação Mineira de Advocacia Trabalhista (Amat) e o Instituto dos Advogados Brasileiros, além de ter sido presidente da Associação Brasileira de Advocacia Trabalhista (ABRAT) no período de 2012 a 2014. Ele também participou da fundação da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra).

Na cerimônia, o ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente em exercício do tribunal, destacou a trajetória de Fabrício Gonçalves na área trabalhista e sua defesa de garantias mínimas aos trabalhadores. “Que este seja o princípio orientador de sua atuação no Tribunal Superior do Trabalho”, enfatizou.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Líder no Senado, Teresa Leitão terá que destravar prioridades de Lula

Teresa Leitão assume a liderança do governo no Senado, iniciando uma fase de reconstrução de pontes com o presidente da casa, Davi Alcolumbre,...

Empresa ligada a líder de igreja no DF recebeu R$ 18 milhões de entidade com lavagem de dinheiro

Resumo: no Distrito Federal, uma empresa associada à Congregação Cristã no Brasil recebeu repasse de cerca de R$ 18 milhões da holding Arpar...

Vereador Airto Patel morre três meses após sofrer acidente de trânsito

BrasilVereador Airto Patel, de Cordilheira Alta (SC), morre aos 62 anos após acidente de trânsito que o levou à internação27/06/2026 23:56, atualizado 27/06/2026...