Lula e Petro, da Colômbia, cobram divulgação das atas na Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre as eleições presidenciais na Venezuela que enfrentam impasses desde o pleito realizado no fim de julho, entre a última sexta-feira (23/8) e este sábado (24/8).

De acordo com uma declaração conjunta divulgada no sábado à noite, Lula e Petro destacaram a importância da credibilidade do processo eleitoral através da publicação transparente e verificável dos dados detalhados por seção eleitoral, tanto em português quanto em espanhol.

O texto ressalta a necessidade do reconhecimento da importância do diálogo pacífico e da convivência democrática na diversidade para a normalização política na Venezuela.

A declaração conjunta ainda apela para que todas as partes evitem a violência e a repressão, manifestando a intenção dos governos brasileiro e colombiano em manter seus canais de comunicação abertos e colaborar para promover entendimento entre as partes.

Posição do Tribunal Supremo

No último dia 22 de agosto, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela referendou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais e anunciou que não divulgará os detalhes das votações por seção eleitoral, sustentando os números divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Lula e Petro reiteram a importância da divulgação desses dados desagregados pelo CNE e referem-se aos compromissos assumidos pelas partes, governo e oposição venezuelanos, pelos Acordos de Barbados.

Além disso, eles expressam sua oposição às sanções unilaterais como forma de pressão, considerando que tais medidas vão contra o direito internacional e prejudicam principalmente os setores mais vulneráveis da população dos países sancionados, conforme destacado na declaração conjunta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado às margens da BR-101 em Teixeira de Freitas

Publicado: 10 Dezembro 2025 Na tarde desta terça-feira (09),...

OAB que questiona lei que proíbe advogados em perícias médicas; Zanin pede informações ao Congresso e Presidência

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7910) no Supremo Tribunal Federal...

Ídolo do Fluminense, Manfrini morre aos 75 anos em São Paulo

Morreu na madrugada desta quarta-feira (10), em São Paulo, o ex-atacante Manfrini, um dos grandes nomes do Fluminense na década de 1970. António...