Queda de helicóptero que matou presidente do Irã foi causada pelo mau tempo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A investigação sobre o acidente de helicóptero no último mês de maio em que morreu o então presidente do Irã, Ebrahim Raisi, concluiu que o acidente se deveu ao mau tempo e a um nevoeiro, segundo informaram neste domingo os meios de comunicação estatais. “A principal causa do acidente de helicóptero foram as complexas condições climáticas e atmosféricas da região na estação da primavera”, afirma o relatório final da investigação realizada por um comitê militar, destacou a emissora de televisão estatal “IRIB”. O relatório indica que “a formação repentina de uma espessa e densa massa de névoa” causou a queda do helicóptero ‘Bell 212’ em que Raisi viajava junto com o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, e outros seis passageiros, na província de Azerbaijão Oriental.

Os membros do comitê, formado por especialistas militares e estatais, examinaram as condições técnicas, de engenharia, eletrônicas e de navegação do helicóptero acidentado e não encontraram falhas no aparelho ou em sua manutenção desde que foi adquirido. O Estado-Maior das Forças Armadas iranianas já haviam afirmado em maio que não encontraram sinais suspeitos no acidente e que o aparelho seguiu o plano de voo, não apresentava buracos de bala e apenas pegou fogo depois de se chocar com o solo. Após três dias de funerais em diversas cidades do país, Raisi foi sepultado ontem em um importante mausoléu religioso da cidade de Mashad. A morte de Raisi levou a eleições presidenciais antecipadas, vencidas pelo reformista Masoud Pezeshkian, que tomou posse no último dia 30 de julho.

*Com informações da EFE
Publicado por Sarah Améric

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Venezuela decreta emergência após terremotos

A Venezuela foi abalada por dois grandes terremotos — 7,2 e 7,5 na escala Richter — ocorridos entre a tarde e a noite...

5 Best Sitcoms Nobody Talks About Anymore

.image-gallery { margin-bottom:...

Navios já navegam pelo Estreito de Ormuz sob plano de retirada da ONU

Resumo: a ONU, por meio da sua agência de navegação, lançou um plano coordenado para permitir a passagem de navios pelo Estreito de...