X respondeu à Justiça de SP enquanto ignorava ordens de Moraes no STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


O X, antigo Twitter, apresentou um recurso à Justiça de São Paulo enquanto ignorava decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O descumprimento de ordens do Supremo foi um dos motivos citados por Moraes para suspender a rede social em todo o país na última sexta-feira (30/8).

Em 15 de agosto, o X pediu que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) rejeitasse um processo de danos morais movido pelo usuário José Raposo. Raposo alegou que em julho teve a conta invadida por um hacker, que aplicou golpes financeiros por meio da plataforma. O X nada fez, segundo Raposo.

A defesa do X enviou 34 páginas ao TJSP no dia 15. “O autor [Raposo] não sofreu qualquer espécie de dano originado de qualquer conduta praticada pelo X Brasil”. A manifestação ainda não foi analisada pelo tribunal.

Uma semana antes dessa resposta ao TJSP, o Twitter já ignorava decisões do STF. Em 7 de agosto, Moraes ordenou o bloqueio de perfis sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Em 16 de agosto, o valor da multa foi ampliado. Não houve qualquer resposta da rede social. Em 17 de agosto, o bilionário Elon Musk, dono da empresa, disse que iria fechar a representação do X no Brasil.

“As condutas ilícitas de Elon Musk e X Brasil permanecem, pois continuam descumprindo TODAS AS ORDENS JUDICIAIS proferidas nos autos, e sua desobediência, até a presente data, acarretou o montante de R$ 18.350.000,00 (dezoito milhões, trezentos ecinquenta mil reais) em multas”, escreveu o ministro Alexandre de Moraes na decisão que suspendeu o X no país, na última sexta-feira. Na última segunda-feira (2/9), a decisão foi referendada pela Primeira Turma do STF por unanimidade.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp

Siga a coluna no Instagram

Siga a coluna no Threads

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após quase um mês, família ainda procura por mulher desaparecida desde o Natal em Teixeira de Freitas

Josiane dos Santos Lima, moradora do bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas, está desaparecida desde 25 de dezembro de 2025, data do Natal....

“Matei minha mãe”, confessou jovem após esfaquear a genitora no Guará

Um jovem de 23 anos, Vinícius de Queiroz Nogueira Dourado, foi preso em flagrante após matar a própria mãe, Maria Elenice de Queiroz,...