TCE-BA capacita servidores para atuarem em procedimentos de licitação e contratos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia está promovendo o curso “Licitação e Contratos à luz da Lei Federal nº 14.133/2021 e legislação estadual correlata” por meio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa. As atividades tiveram início nesta terça-feira (10) e seguem até quarta-feira (11).

O curso tem como objetivo capacitar agentes públicos para atuar nos processos de licitação e contratos conforme os normativos estaduais. Com duração de 12 horas, é ministrado pela instrutora Maria da Conceição Castellucci do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA).

Durante as aulas, são abordados os conceitos, princípios e dispositivos da Lei Federal nº 14.133/2021 – Lei Geral de Licitações e Contratos aliados à legislação baiana e aos Decretos Estaduais complementares, com exemplos práticos de situações reais em contratações públicas.

O debate visa a análise da nova Lei de Licitações e Contratos, com discussões e análises em diversos aspectos, “inclusive com exemplos práticos, desde conceitos e princípios até atores, fases e exceções”, como explicou Conceição Castellucci.

Conforme destacado por ela, a nova legislação demandou uma mudança na metodologia e cultura das aquisições públicas, impondo à administração a necessidade de qualificação dos servidores para aprimorar a eficiência dessas contratações.

“O objetivo da nova lei representa uma mudança de cultura e um processo evolutivo, visando modernizar e tornar mais eficientes os procedimentos, adequando a atuação do poder público à nova realidade, inclusive tecnológica e digital”, ressaltou.

Castellucci ressaltou a importância da capacitação dos servidores nessa área para a efetividade dos sistemas licitatórios, enfatizando a gestão por competência trazida pela legislação. Segundo ela, aplicar a lei de forma mecânica já não é suficiente, sendo fundamental interpretá-la em cada situação específica, priorizando o planejamento das contratações.

“A capacitação dos servidores é crucial para evitar a reprodução automática de textos legais, valorizando a análise da norma e demais legislações pertinentes a cada caso”, concluiu.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória fará homenagem a Wagner Moura no Ba-Vi deste domingo, no Barradão

O Esporte Clube Vitória vai aproveitar o primeiro clássico Ba-Vi de 2026, marcado para este domingo (25) no Barradão, para iniciar uma série de homenagens...

BBB 26: irmão de Edilson diz se temperamento explosivo pode atrapalhar

À frente do BBB 26, Edilson Capetinha recebe a atenção da família, que acompanha cada movimento do irmão. Em entrevista ao colunista do...

Aos 42 anos, Daniel Alves avalia retorno aos gramados para evitar queda de clube português

Daniel Alves pode voltar ao futebol aos 42 anos para atuar pelo São João de Ver, clube no qual é acionista, com o...