Eleições 2024: Bahia é o estado com maior número de denúncias de assédio eleitoral no trabalho

Publicado:

A Bahia é o estado com maior número de denúncias de assédio eleitoral no trabalho em 2024, de acordo com informações do Ministério Público do Trabalho. O estado lidera o ranking com 36 casos, seguido por São Paulo com 31 e por Minas Gerais e Paraíba, com 14 casos cada.

O assédio eleitoral se configura quando um patrão ou colega de trabalho tenta forçar ou constranger um trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico, conforme definição da Resolução CSJT 355/2023 da Justiça do Trabalho.

De acordo com o G1, o MPT recomendou ainda que os municípios de Juazeiro e Serrinha adotassem medidas que reforçassem a liberdade do voto e a ilegalidade de qualquer tipo de pressão sobre servidores, terceirizados e ocupantes de cargos para a participação em atos de campanha. 

Em caso de não adoção das recomendações, o MPT informou que poderá adotar medidas judiciais e encaminhar o caso ao Ministério Público Eleitoral.

Nas eleições de 2022, o Ministério Público do Trabalho apurou um caso de suposto assédio eleitoral praticado por um empresário do agronegócio no oeste do estado. O homem teria orientado a funcionárias que colocassem o celular no sutiã para filmar o voto na urna eletrônica e posteriormente comprovar que votaram conforme a sua imposição.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de praticar furtos contra idosos é preso em Eunápolis

Eunápolis teve uma tarde agitada na terça-feira, dia 4, com a prisão de Rogério Silva da Conceição, de 42...

Felca depõe contra Hytalo Santos em investigação de tráfico humano e exploração sexual infantil

O youtuber Felipe Bressanim, conhecido como Felca, prestou depoimento na audiência de instrução do influenciador Hytalo Santos. Hytalo enfrenta sérias acusações, incluindo tráfico...

Baiano faz vídeo para denunciar “fake news” com nome dele entre presos em operação no Rio

Um baiano sentiu a necessidade de gravar um vídeo para esclarecer...