Câmara aprova urgência de PL que altera progressão de regime

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (29/10), o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) 1.112/2023, que pretende aumentar o tempo mínimo de cumprimento de pena para progressão de regime de presos condenados por homicídio contra autoridades públicas.

A proposta de autoria do deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) visa aumentar de 60% para 80% o tempo mínimo de cumprimento de pena para progressão de regime. O texto argumenta que os crimes contra autoridades públicas são particularmente graves.

“Os crimes cometidos contra autoridades públicas já são mais graves por si só. Quando tratamos de crimes contra a vida, como o homicídio, a conduta se torna ainda mais grave. Nesse sentido, tais crimes têm sido mais frequentes, com as organizações criminosas tentando enfrentar o aparato estatal para poderem praticar crimes sem a interferência de autoridades”, defende o deputado.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o PL poderá ser analisado diretamente no plenário da Câmara, sem a necessidade de apreciação pelas comissões temáticas da Casa Legislativa.

A legislação atual permite que o condenado possa passar para um regime prisional mais branco. Para isso, o juiz responsável deverá analisar se o apenado preenche requisitos da lei, como o criminoso ser primário.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...