Projeto que recupera sorrisos de vítimas de violência terá nova edição

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lançou, nesta quinta-feira (31/10), a terceira edição do projeto Reconstruindo Sorrisos. Promovido pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal e o Instituto de Desenvolvimento Social Omni, a iniciativa oferece tratamento odontológico gratuito para vítimas de violência doméstica que sofreram danos dentários.

Os atendimentos e as capacitações itinerantes começam na próxima segunda-feira (4/11) e vão ocorrer durante 12 semanas. Com a meta de atender gratuitamente a 600 mulheres, o Reconstruindo Sorrisos deve efetuar 3 mil procedimentos odontológicos, de acordo com a necessidade de cada paciente assistida. Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação, com carga de 20 horas e certificação, nas áreas de gastronomia, beleza e estética.

“Esse programa trata da oportunidade de uma mulher ressignificar a vida. Muitas delas foram vítimas de violência, estão nessa condição de vulnerabilidade há muitos anos e, [com o projeto], a gente reconstrói o sorriso, a autoestima e ainda as capacitamos para reinserção no mercado de trabalho”, destacou a governadora em exercício.

Entre as regiões com atendimentos previstos estão Planaltina, Arapoanga e Sobradinho. Os serviços incluem tratamentos odontológicos especializados para a reconstrução de dentes, consultas, procedimentos de restauração e oferta de próteses dentárias.

“Esse projeto será um programa no Distrito Federal. As boas ações devem permanecer. Vamos dar capacitação para essas mulheres e autonomia econômica, para que elas não dependam economicamente de homem algum”, comemorou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Entre os cursos disponíveis para as mulheres atendidas haverá: confecção de pães e biscoitos; confeitaria e doces; pizzaiolo e salgados; marmitaria; extensão de cílios; design de sobrancelhas; maquiagem; estética; e vendas.

“Como, agora, esse projeto vira um programa de Estado de nosso governo, teremos condição de catalogar essas mulheres, para que tenham prioridade no atendimento. Primeiro, serão recebidas as vítimas de violência doméstica; em um segundo momento, aquelas em situação de vulnerabilidade social”, completou Celina.

Presente à cerimônia de lançamento, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) defendeu a iniciativa: “As mulheres que passam por esse projeto carregam sorriso no rosto e diploma na mão de capacitação profissional, para reconstruir a própria vida, para que possamos dizer que vamos construir uma sociedade em que não tenhamos dor por sermos mulheres”.

Inscrições

As inscrições para o projeto podem ser feitas pelo site oficial (reconstruindosorrisosdf.com.br) ou presencialmente, nos locais onde vão ocorrer os atendimentos.

Confira as datas e os locais das etapas:

Etapa 1 (4 a 8/11) – Bairro Nossa Senhora de Fátima, Nº 13 (Planaltina/DF)
Etapa 2 (11 a 15/11) – Condomínio Estância Mestre D’Armas III, Módulo 3 (Planaltina/DF)
Etapa 3 (11 a 15/11) – Setor Residencial Leste, Buritis IV, Q. 18 (Planaltina/DF)
Etapa 4 (18 a 22/11) – SH Vale do Amanhecer/Condomínio do Vale do Amanhecer, AE 1, Bloco C, Sala 3/4 (Planaltina/DF)
Etapa 5 (25 a 29/11) – BR-479/DF-250, São José Rural (Planaltina/DF)
Etapa 6 (2 a 6/12) – Núcleo Rural Taquara, Agrovila do Núcleo Rural de Taquara (Planaltina/DF)
Etapa 7 (9 a 13/12) – Módulo A, Lt. 4A, SH Mestre D’Armas, DVO (Planaltina/DF)
Etapa 8 (16 a 20/12) – SH Mestre D’Armas, Condomínio Cachoeira, Vila Nossa Sra. de Fátima (Planaltina/DF)
Etapa 9 (6 a 10/1) – SH Nova Colina/Condomínio Novo St. de Mansões Sobradinho, Q. 4, S/N (Sobradinho/DF)
Etapa 10 (13 a 17/1) – DF-335, Km 10,8 Norte, NR Sarandy, Quadra Poliesportiva (Planaltina/DF)
Etapa 11 (20 a 24/1) – DF-130, Km 11, Rajadinha 2, Rua 8 (Planaltina/DF)
Etapa 12 (27 a 31/1) – Avenida Erasmo de Castro, Residencial Sandray, Rua B, Nº 22 (Arapoanga/DF)

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mansão inspirada em Versace e Paris: esposa de bilionário filmou obras

A influencer Cinthya Marques, esposa do bilionário João Adibe, gravou em agosto um vídeo nas obras da mansão da família nos Jardins, um...

Body scanner flagra cinco mulheres tentando entrar com drogas e álcool na Cadeia Pública de Salvador

A manhã desta terça-feira (30) em Salvador foi marcada por uma série de ocorrências que mobilizaram equipes da polícia da cidade, da inteligência...

Batida de trens em Machu Picchu deixa um morto e cerca de 70 feridos

Um grave acidente ferroviário envolvendo dois trens no setor de Pampacahua, Km 94 da rota para Machu Picchu, no Peru, deixou uma vítima...