Incêndio ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um incêndio reduziu a cinzas mais de 100 casas e ameaçava mais de 11 mil construções, após a sua passagem devastadora pelo sul do estado americano da Califórnia. Uma melhora das condições climáticas, no entanto, deu uma trégua para os bombeiros nesta sexta-feira (8). O incêndio Mountain arrasou cerca de 8.300 hectares em apenas 48 horas no condado de Ventura, ao norte de Los Angeles. Segundo informações preliminares, o fogo destruiu 132 casas e danificou outras 88. Mais de 11 mil construções estavam ameaçadas, e as chamas já deixaram cinco feridos, segundo os bombeiros. Robin Wallace contou como o lar onde cresceu foi consumido em minutos. “Esperávamos voltar para buscar algumas coisas, mas não pudemos. À tarde, estava tudo destruído. Foi muito rápido.”

Linda Fefferman, que conseguiu fugir das chamas com o marido e três de seus cinco animais de estimação, narrou para os meios locais sua fuga estressante minutos antes de sua casa ser consumida pelo inferno. “Foi assustador”, disse. “Vimos [de um estacionamento] a fumaça, provavelmente a nossa casa queimando. Até agora, contamos entre 14 e 15 [casas destruídas] em nossa rua”, comentou Fefferman, que diz não estar preparada para ver as cinzas do que era seu lar. “Emocionalmente não estou pronta. Estou indo pouco a pouco […] Quando você perde tudo, a cabeça meio que vai junto.”

As chamas começaram na quarta-feira pela manhã, quando a região se encontrava sob alerta vermelho devido ao avanço de ventos poderosos e pela baixa umidade. A Califórnia experimentou dois anos de muita chuva, o que promoveu o crescimento de grama que agora, diante da seca, do calor e dos ventos, se transforma no combustível ideal para a rápida propagação do fogo. As autoridades emitiram milhares de ordens e advertências de evacuação na região, onde residem cerca de 30 mil pessoas.

Ameaça As condições climáticas melhoraram na manhã desta sexta-feira, abrindo uma janela para os mais de 2.400 bombeiros que lutam, por ar e terra, para controlar esse incêndio perigoso. Segundo autoridades, o enorme esforço só conseguiu conter 7% do fogo. O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) informou na manhã de hoje que, apesar de o vento ter diminuído um pouco, os níveis de umidade continuam muito baixos na região.

“A ação do fogo se moderou devido à diminuição dos ventos”, resumiu o departamento dos bombeiros, Contudo, advertiu que “o incêndio continua sendo uma ameaça para as infraestruturas críticas”. “Está queimando em um terreno escarpado e acidentado, com material combustível seco e receptivo, que dificultam os trabalhos de contenção.” O governador da Califórnia, Gavin Newsom, visitou ontem as comunidades afetadas e decretou estado de emergência na área mais castigada de Ventura.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

‘Zelensky não tem nada até que eu aprove’, diz Trump antes de reunião sobre Ucrânia

Trump afirma “Vamos ver o que ele tem” antes de reunião com Zelensky sobre fim da guerra na Ucrânia Antes da reunião diplomática para...

Papa Leão XIV pede paz no Oriente Médio e diálogo na Ucrânia

O Papa Leão XIV apresentou, diante de milhares de fiéis na Praça de São Pedro, sua primeira mensagem de Natal antes da bênção...

Coreia do Norte divulga primeiras imagens de submarino nuclear

Meta descrição: Coreia do Norte divulga imagens de seu submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, com o casco quase concluído, e Kim Jong...