“Novo Trump”: quem é o bilionário que dividirá ministério com Musk

Publicado:

O bilionário Vivek Ramaswamy, conhecido como o “novo Trump”, e o empresário Elon Musk, dono da rede social X, foram escolhidos para comandar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12/11) por Donald Trump, presidente eleito dos EUA.

Segundo Trump, os dois bilionários terão a missão de “desmantelar a burocracia, reduzir o excesso de regulamentações, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais”.

Filho de imigrantes indianos, Ramaswamy, de 39 anos, construiu sua fortuna no setor de biotecnologia e é uma figura polêmica devido a sua postura anti-imigração. Ele conquistou visibilidade em 2023 ao se destacar entre os candidatos republicanos, superando Donald Trump e Ron DeSantis em um dado momento da corrida eleitoral.

Apesar da notoriedade, Ramaswamy posteriormente retirou sua candidatura e declarou apoio a Trump. Conhecido por declarações provocativas e alinhamento com a ultradireita, ele se posiciona sempre contra direitos de imigração, aborto e combate às mudanças climáticas.

Quem é Vivek Ramaswamy?

Nascido e criado em Ohio (EUA), Ramaswamy é filho de um engenheiro e advogado de patentes e de uma psiquiatra, ambos imigrantes indianos que se mudaram para os EUA em busca de melhores oportunidades. Embora sua própria história seja ligada à imigração, ele defende uma política rígida de deportação para aqueles que entram ilegalmente no país.

foto Novo Trump quem e o bilionario que vai dividir ministerio com Musk 33 imagensVivek RamaswamyVivek RamaswamyFechar modal.logo metropoles branca1 de 3

Vivek Ramaswamy

Redes Sociais2 de 3

Vivek Ramaswamy

Redes Sociais3 de 3

Vivek Ramaswamy

Redes Sociais

Ramaswamy é formado em biologia pela Universidade de Harvard e iniciou sua carreira empresarial no setor de biotecnologia. Em 2022, expandiu sua atuação fundando uma empresa de gestão de ativos.

Com forte discurso ultraconservador, o bilionário se apresenta como um “outsider” – alguém de fora do sistema político tradicional –, projetando uma imagem de jovem descontraído, diferente do perfil mais formal de muitos políticos de direita. Ramaswamy, que é fã de hip-hop, tenta combinar seu conservadorismo com um estilo acessível e moderno.

Ele ganhou atenção com seu livro best-seller em 2021, “Woke, Inc.”. A publicação critica grandes empresas que, segundo ele, moldam suas estratégias de negócios em torno de pautas de justiça social e sustentabilidade ambiental, temas que Ramaswamy condena. É, também, um crítico ferrenho do “movimento woke” e defende um governo com intervenções mínimas na economia e na sociedade.

 » Read More

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Disparam denúncias de assédio moral no serviço público do DF

Os casos de assédio moral no serviço público do Distrito Federal têm chamado atenção, principalmente por sua natureza abusiva e repetitiva....

Projetos tentam legalizar gás-pimenta como o usado por estudante morta

A morte de uma jovem de 20 anos na zona leste de São Paulo, após usar um spray de gás-pimenta contra assaltantes, reabriu...

CAC que matou ex na frente da filha tem pena reduzida em 17 anos

Quase um ano após ser condenado a 43 anos e 18 dias de prisão pelo assassinato de sua ex-mulher, Paulo Roberto Moreira Soares...