Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, resultando em penas que somadas chegam a 28 anos de prisão.

O indiciamento não implica necessariamente na prisão imediata de Bolsonaro, nem o declara culpado pelos crimes imputados pela PF. De acordo com a criminalista Marília Bambrilla, para que Bolsonaro seja preso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve solicitar a detenção ao relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Para isso, é preciso atender aos requisitos estabelecidos no artigo 312 do Código de Processo Penal, que determina a prisão preventiva com o objetivo de evitar a continuidade de crimes, preservar a investigação ou assegurar a aplicação da lei.

No relatório da PF, além de Bolsonaro, figuram nomes como os generais Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, entre outros. O documento aponta que Bolsonaro tinha conhecimento de um plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e o ministro Moraes em 2022, incluindo a elaboração de um decreto golpista atribuído a ele.

Os advogados de Bolsonaro afirmam que se pronunciarão após terem acesso ao relatório final da PF, enquanto Bolsonaro declarou que “a luta começa na PGR”. Outros envolvidos optaram por não se manifestar de imediato.

O jornalista Paulo Figueiredo, residente nos EUA, ironizou em postagem no Twitter, enquanto Fernando Cerimedo destacou que não estava no Planalto no dia 8 de janeiro e planeja recorrer a instâncias internacionais se condenado.

Em um contexto de diversas polêmicas envolvendo Bolsonaro, desde questões eleitorais até a pandemia, o atual cenário desperta ainda mais atenção e polarização na política brasileira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Nada trará nossa menina de volta”, diz deputado sobre morte da filha em MT

Meta descrição: Deputado estadual Gilberto Cattani comenta sobre a justiça no caso Raquel Cattani, destacando que a possível condenação dos irmãos Mengarde não...

Lula derrota adversários nos cenários de segundo turno e Tarcísio tem melhor resultado que Flávio Bolsonaro

Resumo para SEO: Genial/Quaest divulgou nesta quarta-feira (14) sete cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, com Lula em posição...

Alvo da PF foi o maior doador de campanha de Tarcísio e Bolsonaro

Resumo: Nova fase da Operação Compliance Zero mira Fabiano Zettel, apontado como o maior doador de campanha entre pessoas físicas para o governador...