Moraes deve enviar nesta terça à PGR indiciamento de Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pretende encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira, 26, o inquérito da Polícia Federal que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado. Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, avaliar as medidas a serem tomadas, como apresentar denúncia ao STF, arquivar o caso ou solicitar novas investigações.

O prazo para manifestação da PGR é de 15 dias, podendo a apresentação da denúncia ocorrer sem limite de tempo. A expectativa é que o parecer de Gonet seja emitido em 2025, considerando o recesso judiciário e a extensão do inquérito, que ultrapassa as 800 páginas.

A análise do inquérito pela PGR se concentrará no Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GACC), composto por nove procuradores. Joaquim Cabral da Costa Neto é o procurador responsável pela equipe. Servidores e assessores do órgão também auxiliarão na avaliação dos indiciamentos.

Caso os indiciados sejam denunciados pela PGR, a decisão sobre aceitar ou não as denúncias caberá à Primeira Turma do STF, da qual Moraes faz parte. Após aceita a denúncia, a Primeira Turma será responsável pelo julgamento dos réus, pois uma mudança no regimento interno do STF em dezembro de 2023 transferiu a competência de ações penais do plenário para a turma.

Além de Bolsonaro, a lista de 37 indiciados pela PF inclui ex-membros do governo, como Walter Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno, e aliados do ex-presidente, como Valdemar Costa Neto e Filipe Martins.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciclone deve trazer fortes ventos em SP. Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta a respeito de tempestades e rajadas de vento nesta quinta-feira, 6 de...

Em Salvador, Macron une PT e oposição, visita igreja e toca tambor

O presidente da França, Emmanuel Macron, teve um dia movimentado em Salvador na quarta-feira (5/11). O líder francês preparou-se para seguir para Belém,...

Emoji de cocô vira polêmica no futebol alemão; entenda motivo

Uma cena inesperada chamou atenção na Alemanha após a vitória do Werder Bremen sobre o Hamburgo por 2 a 0, no...