Moraes retira sigilo de relatório sobre golpe e envia inquérito para PGR

Publicado:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu retirar o sigilo da investigação da Polícia Federal sobre a trama golpista que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas. Os documentos serão encaminhados à PGR (Procuradoria-Geral da República) para análise e possíveis denúncias.

Moraes justificou a decisão afirmando que não há mais necessidade de manter o sigilo, ressaltando a importância da publicidade no Judiciário. O ministro destacou que a investigação precisou ser sigilosa para permitir o avanço das medidas investigativas.

O sigilo da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, será mantido devido a diligências em andamento. O relatório final da investigação deve se tornar público ainda hoje.

A investigação da PF concluiu que houve uma tentativa de golpe de Estado em 2022 para evitar a posse de Lula (PT). Os envolvidos são acusados de três crimes, cujas penas somam de 12 a 28 anos de prisão, desconsiderando agravantes.

Os indiciamentos foram anunciados após a prisão de quatro militares e um policial. As investigações mostraram que o grupo planejava o assassinato de Lula, do vice-presidente e de Alexandre de Moraes, considerando o uso de envenenamento e artefato explosivo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: Anvisa regulamenta produção em massa de antídoto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) criou procedimentos emergenciais para...

Torneio Abertura NBB: pelo 5º lugar, Caxias vence Unifacisa no limite

Na noite desta sexta-feira (3/10), o Caxias do Sul conquistou uma vitória emocionante sobre o Unifacisa, terminando a partida com um placar apertado...

Crises de soluço: Osmar Terra sugere a Bolsonaro buscar neurologista

O deputado federal Osmar Terra (PL-RS) visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na sexta-feira, 3 de outubro, em sua residência no Jardim Botânico,...