Supremo forma maioria pela permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo Brasil

Publicado:

Os símbolos religiosos serão mantidos em órgãos públicos brasileiros, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria sobre o tema nesta segunda-feira (25).

Até o momento, seis votos foram dados contra um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a proibição do uso de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos do país. Os cinco ministros restantes devem votar nesta terça-feira (26) para finalizar o julgamento virtual.

Para o MPF, permitir os símbolos viola a liberdade de crença religiosa e a laicidade do Estado, segundo informações da Agência Brasil.

Os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin seguiram o voto do relator Cristiano Zanin.

Zanin destacou em seu voto que o cristianismo é parte da formação da sociedade brasileira, e que os feriados religiosos, nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do país. Portanto, para o ministro, manter os símbolos nos prédios públicos não é inconstitucional.

“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu o ministro relator.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trio que espancou homem até a morte é condenado a 42 anos de prisão

Natan Gustavo da Silva Ferreira, Paulo Henrique Vasconcelos Soares e Valdeir Cavalcante Ramos foram condenados a 42 anos de reclusão pelo assassinato de...

Polícia localiza carro de nutricionista sequestrada próximo à BR-324

No último sábado, as Forças Estaduais de Segurança Pública encontraram o carro da nutricionista Tâmara Ferreira, na área do Calabetão, em Salvador, próximo...

Mulher tem mala furtada ao parar para gravar no Aeroporto de Brasília

Uma moradora do Distrito Federal relatou ter sido vítima de furto no Aeroporto Internacional de Brasília na tarde de sexta-feira, 7 de novembro....