Supremo forma maioria pela permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os símbolos religiosos serão mantidos em órgãos públicos brasileiros, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria sobre o tema nesta segunda-feira (25).

Até o momento, seis votos foram dados contra um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a proibição do uso de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos do país. Os cinco ministros restantes devem votar nesta terça-feira (26) para finalizar o julgamento virtual.

Para o MPF, permitir os símbolos viola a liberdade de crença religiosa e a laicidade do Estado, segundo informações da Agência Brasil.

Os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin seguiram o voto do relator Cristiano Zanin.

Zanin destacou em seu voto que o cristianismo é parte da formação da sociedade brasileira, e que os feriados religiosos, nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do país. Portanto, para o ministro, manter os símbolos nos prédios públicos não é inconstitucional.

“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu o ministro relator.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...