Supremo forma maioria pela permanência de símbolos religiosos em órgãos públicos de todo Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os símbolos religiosos serão mantidos em órgãos públicos brasileiros, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria sobre o tema nesta segunda-feira (25).

Até o momento, seis votos foram dados contra um recurso do Ministério Público Federal (MPF) que pedia a proibição do uso de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos do país. Os cinco ministros restantes devem votar nesta terça-feira (26) para finalizar o julgamento virtual.

Para o MPF, permitir os símbolos viola a liberdade de crença religiosa e a laicidade do Estado, segundo informações da Agência Brasil.

Os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin seguiram o voto do relator Cristiano Zanin.

Zanin destacou em seu voto que o cristianismo é parte da formação da sociedade brasileira, e que os feriados religiosos, nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do país. Portanto, para o ministro, manter os símbolos nos prédios públicos não é inconstitucional.

“A presença de símbolos religiosos em prédios públicos, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não viola os princípios da não discriminação, da laicidade estatal e da impessoalidade”, escreveu o ministro relator.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ataque na Austrália: polícia diz que vítimas tinham entre 10 e 87 anos

Autoridades de Sidney informaram que as vítimas do ataque durante a celebração de Hanukkah tinham entre 10 e 87 anos. O tiroteio deixou...

Mulher que envenenou pizza e matou namorado é condenada a 18 anos de prisão em MG

A Justiça de Minas Gerais condenou Bianca Larissa Vieira Caldeira, de 28 anos, a 18 anos de prisão por homicídio qualificado e ocultação...

Exames já indicavam necessidade de cirurgia em Bolsonaro, diz Carlos

Palavras-chave: Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, hérnia inguinal, cirurgia, STF, Moraes, Polícia Federal, Brasília. Meta descrição: Ex-presidente Jair Bolsonaro passa por avaliação médica para...