Uma vez que poucos o defendem, Bolsonaro sai em seu socorro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



Na primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente eleito durante o período democrático é indiciado por supostamente planejar um golpe contra a democracia. Mesmo com evidências reunidas pela Polícia Federal, Bolsonaro insiste em se manifestar, muitas vezes complicando ainda mais sua situação. Recentemente, ao ser abordado por jornalistas, o ex-presidente proferiu declarações polêmicas e sem embasamento, contradizendo informações investigadas pela polícia.

Bolsonaro chegou a admitir que considerou decretar Estado de Sítio para resolver o que ele chamou de “problema”, referindo-se à posse de Lula, eleito e diplomado de forma legítima em 12 de dezembro de determinado ano. O ex-presidente cancelou o plano de um golpe marcado para o dia 15, no qual militares estavam armados e prontos para agir.

Caso a maioria dos generais concordasse com o golpe, uma junta militar assumiria o poder e convocaria novas eleições para que Bolsonaro pudesse concorrer novamente. Porém, parte do Alto Comando do Exército não apoiou a iniciativa, o que fez o plano ser abortado. Mesmo assim, Bolsonaro insistiu que estudou “todas as medidas dentro das quatro linhas da Constituição”.

As declarações do ex-presidente levantaram questionamentos sobre sua postura em relação à justiça e às instituições democráticas, bem como sua tentativa de se manter no poder a qualquer custo. O episódio evidencia a fragilidade do sistema político brasileiro diante de manobras antidemocráticas de figuras públicas com grande influência.

O desenrolar desse caso continua a gerar debates acalorados e a expor a polarização política existente no país, fechando um ciclo de acontecimentos controversos e desafiadores para a democracia brasileira.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Avião ultraleve cai no mar na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro

Um avião que transportava faixas publicitárias caiu no mar na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no início da tarde deste sábado...

Michelle diz que Bolsonaro tem soluços diários há 9 meses: “Angústia”

Atualização sobre Jair Bolsonaro: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que o ex-presidente foi para o centro cirúrgico realizar o bloqueio do nervo frênico,...

Mulher diz que marido tentou estrangulá-la e que escapou ao se fingir de morta em Guaratinga

Guaratinga registrou, na manhã de Natal, quinta-feira (25), um caso de violência doméstica envolvendo uma mulher de 58 anos e o companheiro de...