CCJ aprova PEC de Eduardo Cunha que proíbe todas as possibilidades de aborto legal no Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, proíbe o aborto legal em todas as circunstâncias no Brasil. Com 35 votos a favor e 15 contrários, a admissibilidade da PEC foi aprovada e agora será discutida em uma comissão especial a ser criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Atualmente, a interrupção da gravidez é permitida no Brasil nos casos de risco de morte da gestante, gravidez resultante de estupro e anencefalia fetal. A PEC propõe alterar o artigo 5º da Constituição Federal para estabelecer que a vida é inviolável “desde a concepção”. Segundo os autores da proposta, os ex-deputados Eduardo Cunha e João Campos, essa mudança proibiria todas as formas legais de aborto previstas na legislação brasileira.

A relatora da PEC, deputada Chris Tonietto (PL/RJ), defendeu a manutenção da gravidez nos casos de estupro, questionando se é justo que um bebê seja morto por um crime que não cometeu. A sessão de votação na CCJ foi tumultuada, com momentos de tensão. A presidente do colegiado, deputada bolsonarista Caroline De Toni (PL-SC), chegou a expulsar manifestantes favoráveis ao aborto do plenário para prosseguir com a votação da proposta.

A deputada criticou os protestos dos militantes a favor do aborto e ordenou a remoção do grupo do plenário pela Polícia Legislativa Federal, desencadeando novos protestos nos corredores da Câmara. A vereadora Karla Coser (PT), de Vitória (ES), condenou a ação da presidente da CCJ como uma falta de respeito às mulheres, argumentando que o projeto representa um retrocesso nos direitos adquiridos pelas mulheres ao longo dos anos.

Ainda não há um prazo definido para a criação da comissão especial que discutirá o mérito da proposta. Deputados governistas acreditam que a comissão dificilmente será formada ainda este ano.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entregador de delivery é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Cabrália

Um entregador de delivery, de 25 anos, foi encontrado morto, às margens de uma estrada na zona rural de Santa Cruz...

WePink, marca de Virginia Fonseca, é multada em R$ 1,5 milhão pelo Procon-SP após falhas

WePink, marca de cosméticos da influenciadora Virginia Fonseca, foi multada em R$ 1.566.416,66 por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), incluindo...

Silvinei Vasques e Anderson Torres dividem cela na Papuda após prisão de ex-diretor da PRF no Paraguai

O cenário carcerário de Brasília registrou movimentação incomum nesta segunda-feira, 29, com a confirmação de que o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei...