Jihadistas e rebeldes ocupam maior parte de Aleppo, na Síria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo




Exemplo de texto reescrito

Jihadistas e rebeldes assumiram o controle da maior parte de Aleppo, na Síria, em uma ofensiva rápida contra o regime de Bashar al-Assad. Mais de 320 pessoas morreram até o momento, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). A ONG sediada no Reino Unido possui uma rede de informantes no terreno e relatou que aviões de guerra russos bombardearam a cidade pela primeira vez desde 2016.

No sábado à tarde, pelo menos 16 civis morreram e 20 ficaram feridos em um ataque aéreo a veículos civis em Aleppo. O exército sírio mencionou que “organizações terroristas conseguiram entrar em grandes partes da cidade”.

Esses são os confrontos mais intensos na Síria em anos, após uma guerra civil que já deixou meio milhão de mortos e milhões de deslocados desde 2011. O grupo jihadista Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e facções rebeldes aliadas lançaram uma ofensiva nas províncias de Idlib e Aleppo, conquistando várias localidades antes de chegarem à cidade.

O OSDH relatou que HTS e aliados tomaram a maioria da cidade, prédios governamentais, prisões e o aeroporto de Aleppo. Os rebeldes avançaram em outras províncias, capturando vilarejos estratégicos sem grande resistência.

O Irã afirmou que “elementos terroristas” atacaram seu consulado em Aleppo e defendeu a coordenação com a Rússia para apoiar Assad. Enquanto isso, a maioria dos civis em Aleppo permanece em casa, e as instituições públicas e privadas estão fechadas. As forças rebeldes avançaram rapidamente, sem encontrar resistência significativa.

O norte da Síria permanecia relativamente calmo nos últimos anos, mas a ofensiva surpresa dos rebeldes contra o regime de Assad marcou uma mudança nesse cenário. O cessar-fogo estabelecido em março de 2020 foi rompido, e a situação continua tensa na região.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hong Kong enfrenta traumas e exige respostas um mês após incêndio histórico

Hong Kong enfrenta um trauma profundo quase um mês após o incêndio no Wang Fuk Court, que vitimou mais de 160 pessoas. O...

Zelensky anuncia reunião com Trump após envio de novo plano de paz a Moscou

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou nesta sexta-feira que se reunirá em breve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir...

Apoiado por Trump: quem é Nasry Asfura, presidente eleito de Honduras

Nasry Asfura, empresário de direita, teve a vitória oficializada como presidente de Honduras na quarta-feira, 24 de dezembro de 2025. A vitória marca...