A democracia não revida, aplica a lei (por Gustavo Krause)

Publicado:

A democracia não revida, aplica a lei

No livro “Sobre a democracia”, o autor Robert Dahl destaca a importância da honestidade, resistência e dedicação ao bem público para governar bem um Estado. Ele menciona a máxima de Lord Acton, que diz que “O poder tende a corromper, o poder absoluto corrompe absolutamente”. Esse pensamento também estava presente nos Pais Fundadores norte-americanos, como Benjamim Franklin e George Mason.

Dahl ressalta a necessidade de desconfiar do poder para evitar abusos, citando exemplos de lutas históricas pela liberdade e vida. Ele destaca a definição de Hannah Arendt sobre a Política como algo que vai além da liberdade, envolvendo a continuidade da existência da Humanidade.

Ao longo da história, a democracia resistiu e renasceu, afastando-se tanto dos regimes autoritários quanto dos totalitarismos. Independentemente de correntes ideológicas, a democracia se baseia em constitucionalismo e democratização da cidadania, sustentando a ordem liberal contemporânea.

Essas regras de convivência no Estado Democrático de Direito representam as formas avançadas de uma sociedade livre.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Entregamos tudo e deram tiro na cabeça dela”, diz pai de jovem morta

O pai de Beatriz Munhoz, uma jovem de 20 anos, se manifestou em redes sociais após a morte violenta da filha,...

EUA: “Há setores da economia em recessão”, diz secretário do Tesouro

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, declarou que a economia do país apresenta um panorama geral positivo, mas enfatizou que...

Dupla é alvejada por PMs após roubo em avenida na zona oeste de SP

Dois suspeitos foram atingidos por tiros da Polícia Militar na tarde deste domingo na avenida Geovanni Gronchi, no bairro da Vila Andrade, zona...