Presidente eleito do Uruguai, Orsi visita Lula e presta apoio após boicote da França à carne brasileira

Publicado:

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, visitou o Brasil pela primeira vez e se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Orsi expressou apoio ao governo brasileiro em meio ao conflito com a França devido ao boicote à carne do Mercosul, causando uma crise diplomática entre os países.

O Uruguai, conhecido por sua pecuária, é um grande exportador de proteína animal e a crise ocorre em um momento crucial para as negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Orsi, representante da esquerda, fortaleceu os laços com o Partido dos Trabalhadores de Lula, destacando a amizade entre as duas lideranças.

A delegação do Uruguai inclui membros futuros do governo, como o futuro ministro da Economia e Finanças, Gabriel Odonne, e o secretário da Presidência, Alejandro Sánchez. Orsi ainda transmitiu saudações de Pepe Mujica e do atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, para Lula.

O encontro entre Orsi e Lula acontece pouco antes da Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, onde discutirão o futuro do bloco. O governo uruguaio, de orientação centro-direita, tem adotado uma postura crítica em relação ao Mercosul, buscando ampliar as negociações comerciais, inclusive com a China, apesar da oposição do governo brasileiro.

Orsi destacou a importância de fortalecer as relações regionais e globais em um mundo complexo e imprevisível, ressaltando a necessidade de o Mercosul permanecer relevante e adaptável às mudanças globais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA criticam políticas ‘irresponsáveis’ de Petro e colocam em dúvida renovação de missão da ONU na Colômbia

Os Estados Unidos manifestaram, nesta sexta-feira (3), fortes críticas às políticas do presidente colombiano, Gustavo Petro, chamando-as de “irresponsáveis”. Como resultado, a renovação...

Papa Leão XIV celebra ‘avanços significativos’ para a paz em Gaza

No último domingo (5), o Papa Leão XIV destacou os "avanços significativos" nas negociações de paz para Gaza. Durante uma missa no Vaticano,...

Israel nega maus-tratos a Greta Thunberg

O Ministério das Relações Exteriores de Israel emitiu um comunicado neste domingo, 5 de outubro, rejeitando as acusações de maus-tratos contra a ativista...