Presidente eleito do Uruguai, Orsi visita Lula e presta apoio após boicote da França à carne brasileira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, visitou o Brasil pela primeira vez e se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Orsi expressou apoio ao governo brasileiro em meio ao conflito com a França devido ao boicote à carne do Mercosul, causando uma crise diplomática entre os países.

O Uruguai, conhecido por sua pecuária, é um grande exportador de proteína animal e a crise ocorre em um momento crucial para as negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Orsi, representante da esquerda, fortaleceu os laços com o Partido dos Trabalhadores de Lula, destacando a amizade entre as duas lideranças.

A delegação do Uruguai inclui membros futuros do governo, como o futuro ministro da Economia e Finanças, Gabriel Odonne, e o secretário da Presidência, Alejandro Sánchez. Orsi ainda transmitiu saudações de Pepe Mujica e do atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, para Lula.

O encontro entre Orsi e Lula acontece pouco antes da Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, onde discutirão o futuro do bloco. O governo uruguaio, de orientação centro-direita, tem adotado uma postura crítica em relação ao Mercosul, buscando ampliar as negociações comerciais, inclusive com a China, apesar da oposição do governo brasileiro.

Orsi destacou a importância de fortalecer as relações regionais e globais em um mundo complexo e imprevisível, ressaltando a necessidade de o Mercosul permanecer relevante e adaptável às mudanças globais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia aponta lentidão em diálogo com EUA e acusa Europa de sabotar acordo de paz

A Rússia afirmou nesta segunda-feira que as negociações com os EUA para pôr fim à guerra na Ucrânia vêm apresentando avanços lentos, além...

Milei elogia investida de Trump para ‘libertar o povo da Venezuela’

Resumo: o presidente argentino Javier Milei elogiou a investida do presidente dos EUA, Donald Trump, para “libertar o povo da Venezuela” e destacou...

Explosão de carro-bomba mata general russo em Moscou após negociações de paz

Carro-bomba mata general russo em Moscou, pouco após negociações de paz em Miami entre Rússia e Ucrânia. O tenente-general Fanil Sarvarov, de 56...