Meta nega ‘inércia’ e ‘ambiente online tóxico’ após críticas às redes em julgamento no STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Meta afirma não ter inércia contra conteúdos nocivos e nega ambiente online tóxico

Em meio às críticas no julgamento do STF, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, rebateu as acusações de inércia contra conteúdos prejudiciais. A empresa destacou a remoção de mais de 2,9 milhões de postagens no Brasil durante as eleições deste ano, referentes a bullying, discurso de ódio e violência.

Em comunicado, a Meta defendeu suas ações em conformidade com as resoluções do TSE. A empresa enfatizou não prosperar em um ambiente online tóxico, pois os anunciantes não desejam associar suas marcas a conteúdos nocivos.

O debate sobre a atualização das regras da internet, especialmente o artigo 19 do Marco Civil da Internet, tem sido destacado no julgamento do STF. Essa regra estabelece a responsabilidade dos provedores de aplicação sobre o conteúdo publicado por terceiros, permitindo a moderação dos conteúdos pelas plataformas.

O julgamento no STF tem como foco o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que visa proteger a liberdade de expressão ao determinar que as redes só devem indenizar por conteúdos de terceiros caso não os removam após uma decisão judicial.

As discussões no tribunal também abordam a responsabilidade das plataformas digitais, com críticos apontando que a legislação atual pode incentivar a inércia das redes. Até o momento, apenas o ministro Dias Toffoli iniciou seu voto, após as sustentações orais dos envolvidos.

O debate no STF foi marcado por críticas às redes sociais, incluindo comentários do ministro Alexandre de Moraes sobre a falência do sistema de autorregulação das plataformas online após os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem era o diretor e a esposa encontrados mortos em casa

O ator e diretor Rob Reiner e sua esposa Michele Singer Reiner foram encontrados mortos neste domingo (14/12) na residência do casal, em...

Ex-atacante Fred comemora primeiro título como técnico: “É o Laion”

Ex-jogador Fred Guedes conquista o primeiro título como técnico com o Fortaleza Sub-17 na Supercopa Capital O ex-atacante Fred Guedes alcançou seu primeiro título...

Renúncia de Zambelli ao mandato foi jogada de Huguinho Motta

Carla Zambelli, deputada do PL, renunciou ao mandato cuja cassação já havia sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal. Com a cassação, ela fica...