Lula encaminha ao Senado indicações para a diretoria do BC

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Lula encaminha indicações para a diretoria do BC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na quarta-feira (3/12) os nomes dos indicados para a diretoria do Banco Central (BC) ao Senado Federal. A publicação foi feita no Diário Oficial da União.

Lula indicou sete dos nove membros do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. Os outros diretores permanecem da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os indicados são:

  1. Gilneu Vivan, para substituir Otávio Damaso (Diretoria de Regulação);
  2. Izabela Correa, para substituir Carolina de Assis Barros (Diretoria de Relacionamento Institucional); e
  3. Nilton David, para substituir Gabriel Galípolo (Diretoria de Política Monetária).

Após as indicações, eles devem passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e ter seus nomes aprovados pelo plenário do Senado. A previsão é que a sabatina aconteça na próxima quarta-feira (11/12).

Se aprovados, os novos diretores assumirão seus cargos no Banco Central a partir de 1º de janeiro de 2025.

Gilneu Vivan é servidor do BC desde 1994, mestre em economia pela UnB e UFRGS. Izabela Correa atua no BC desde 2006, com doutorado pela London School of Economics. Nilton David, que trabalha no Banco Bradesco, é formado em engenharia pela USP.

O atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, se tornará presidente do BC em 2025, sucedendo Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivana reforça produtividade da AL-BA apesar das eleições: “Vamos manter a funcionalidade da Casa”

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos (PSD), informou que os trabalhos legislativos serão retomados na próxima terça-feira, dia 3...

Cachorra que teve pata quebrada por tutor morre durante cirurgia em SC

Faísca, cachorra resgatada de violência doméstica em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina, faleceu durante cirurgia para...

Copom mantém taxa de juros em 15%, mas indica possibilidade de redução nas próximas reuniões

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa Selic em 15% após a reunião desta quarta-feira (28). Segundo a...