ONU aprova conferência para propor a criação de Estado Palestino em 2025

Publicado:

ONU aprova conferência para propor a criação de Estado Palestino em 2025

A Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução importante para realizar uma conferência internacional sobre a criação de um Estado palestino. O evento está marcado para junho de 2025 em Nova York, com 157 votos a favor, incluindo o do Brasil, e 8 votos contra.

A resolução visa promover uma “paz abrangente, justa e duradoura no Oriente Médio” e apoiar a solução de dois Estados para judeus e palestinos conviverem em paz e segurança. O Brasil tem forte tradição de defesa dessa abordagem.

A resolução também apoia um cessar-fogo em Gaza e Líbano, onde o conflito desde outubro de 2023 resultou em mais de 44 mil mortes e deslocou a população local de suas casas, iniciado por um ataque do Hamas em solo israelense.

Israel tem sido criticado pela proporção de suas ações durante a guerra, com acusações de crimes de guerra e limpeza étnica em Gaza. A Corte Internacional de Justiça determinou medidas preventivas contra Israel em relação a atos de genocídio.

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro Netanyahu e seu ex-chefe de defesa por alegados crimes de guerra. A comunidade internacional monitora de perto a situação na região em busca de soluções para o conflito prolongado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministros da Ucrânia renunciam em meio a escândalo de corrupção

Os ministros de Energia e Justiça da Ucrânia apresentaram suas demissões nesta quarta-feira (12), após o presidente Volodymyr Zelensky exigir que ambos deixassem...

Tempestades solares severas podem gerar auroras boreais e afetar interferência na comunicação

A cada 11 anos, o sol passa por uma transformação significativa, que resulta na troca de polos magnéticos. Esse fenômeno não apenas aumenta...

Safari humano: italianos são investigados por pagar para atirar em civis e crianças em Sarajevo

A Procuradoria de Milão está investigando turistas italianos suspeitos de pagar até € 100 mil (cerca de R$ 611 mil) para participar de...