Polícia Federal deflagra operação em combate ao tráfico de animais, em Lauro de Freitas

Publicado:

Com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/INEMA, a Polícia Federal realizou a Operação Voo Livre II em Lauro de Freitas, Bahia, com o intuito de cumprir mandados judiciais relacionados ao tráfico ilegal de animais no estado, na última quinta-feira (5).

Essa ação é a continuação da primeira fase da Operação Voo Livre, que ocorreu em 5 de março, quando foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão com o auxílio da COPPA/PM, expedidos pela 17ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em criadores clandestinos de aves silvestres e exóticas.

A investigação identificou uma associação criminosa entre comerciantes de aves ilegais da fauna silvestre e exótica, que negociam animais de reprodução difícil em cativeiro, como Araras e Tucanos. Isso sugere que muitos desses animais ainda estão sendo retirados da natureza para serem marcados, criados e revendidos.

Nesta nova etapa, a operação cumpriu um mandado de busca e apreensão na propriedade de mais um criador de aves silvestres e exóticas, realizando a verificação da documentação dos animais encontrados e a apreensão de espécimes irregulares.

O tráfico de animais silvestres causa danos significativos à fauna brasileira, provocando desequilíbrios ambientais graves, inclusive em ecossistemas protegidos, e colocando certas espécies em risco de extinção.

Dessa forma, a criação de animais silvestres é permitida apenas quando adquiridos de criadores comerciais registrados no IBAMA, com Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

Os envolvidos na comercialização ilegal de aves podem ser responsabilizados por crimes de tráfico e maus-tratos de animais, associação criminosa, receptação e falsificação de selos ou sinais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende suspeito de homicídio e agressões a mulheres em situação de vulnerabilidade em Salvador

A Polícia Civil da Bahia prendeu, neste sábado (11), um homem de 35 anos acusado de seduzir mulheres em condições de vulnerabilidade e...

Homem é encontrado morto com mais de 20 tiros em Eunápolis

O corpo de Jonas Costa da Silva, de 22 anos, foi descoberto na manhã deste sábado (11) em uma estrada de...

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...