A mulher que gravou Jeniffer Castro dentro do avião por não ceder o lugar próximo à janela a uma criança se chama Eluciana Iris Almeida Cardoso. Ela tem 54 anos e mora em Belo Horizonte. Eluciana já foi candidata a vereadora e a deputada estadual por Minas Gerais, é advogada, nutricionista clínica e escritora produtora cultural.
Eluciana não é a mãe da criança. Ela filmou a passageira durante um voo da Gol e, no vídeo, perguntou se Jeniffer “tem algum problema”. Disse que estava gravando a sua cara porque ela não tem empatia com as pessoas, classificando sua atitude como repugnante. As imagens foram publicadas nas redes sociais pela filha de Eluciana. A mãe da criança não aparece no vídeo, mas, segundo Jeniffer, também a agrediu verbalmente.
Eluciana tem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais, mas não pratica advocacia regularmente. Nas redes sociais, ela investe em vídeos sobre nutrição e bem-estar.
Nas eleições de 2016 e 2018, Eluciana concorreu a vereadora de Belo Horizonte e a deputada estadual por Minas Gerais, respectivamente, mas não foi eleita em nenhuma das tentativas.
Atualmente, ela é filiada ao Podemos, partido pelo qual concorreu nas eleições de 2018. Anteriormente, estava no Cidadania (antigo PPS), com o qual concorreu em 2016 para a Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Em julho de 2021, Eluciana foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por apresentar documentos supostamente falsos durante a prestação de contas de sua campanha de 2018. Segundo o MPE, a candidata teria falsificado a assinatura da irmã e do marido nos contratos e recibos entregues à Justiça Eleitoral. Os familiares teriam trabalhado em sua campanha e recebido R$ 2 mil cada.
Eluciana admitiu ter assinado os documentos em nome dos parentes, mas afirmou que o fez sem má-fé, sem intenção de violar a fé pública. O juiz da 29ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte decidiu, em março de 2022, pela absolvição de Eluciana do crime de falsidade ideológica.

Facebook Comments