Ministério da Justiça cria ferramenta para investigar dark web

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), investirá R$ 14,3 milhões em uma nova ferramenta para investigar crimes na dark web. Essa tecnologia será utilizada pelo Laboratório de Crimes Cibernéticos da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

A dark web é conhecida como a parte mais obscura da internet, acessível somente por navegadores específicos. É utilizada principalmente para atividades ilícitas, como tráfico de armas, drogas e pessoas, de forma anônima e com conteúdo não acessível ao público em geral.

O objetivo principal dessa ferramenta é identificar atividades criminosas na dark web, permitindo uma maior eficiência na obtenção de informações e na identificação de operações ilegais de forma encoberta. A contratação desse sistema especializado é considerada uma prioridade para combater crimes cibernéticos.

Banco de Dados

O Ministério da Justiça está desenvolvendo um sistema capaz de monitorar, coletar e indexar informações da dark web de forma anônima, incluindo postagens em fóruns, comércios, IDs de indivíduos, endereços de IP, entre outros. Essas informações serão armazenadas em um banco de dados que permitirá pesquisas e análises avançadas.

A capacidade de monitoramento em tempo real, identificação de ameaças e atividades suspeitas, além da geração de relatórios e análises de dados, contribuirão significativamente para a prisão e punição de criminosos cibernéticos, proporcionando maior segurança à sociedade.

Diversas entidades, como a Polícia Federal e outras instituições estaduais, também serão beneficiadas com essa nova ferramenta, recebendo acesso ao software para utilização em suas operações diárias.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Bacabal: secretário diz que todas as hipóteses são investigadas

As investigações sobre o desaparecimento das crianças no quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal (MA), seguem em curso sem excluir cenários....

Homem é morto a facadas após discussão em bar no centro de Itabatã, Mucuri

Mucuri: um homem de 44 anos foi assassinado a facadas na...

Três pessoas morrem em queda de helicóptero na zona oeste do Rio de Janeiro

Três pessoas morreram na queda de um helicóptero na região de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, no início da tarde...