O Comitê da Bacia Hidrográfica do Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBHPIJ) comemora 12 anos de atuação nesta quarta-feira (18). Formado por representantes do setor público, da sociedade civil e dos usuários de água, o Comitê se destaca pela gestão participativa e sustentável que promove na região extremo sul da Bahia.
Ao longo dos anos, o CBHPIJ implementou diversas ações, como reuniões itinerantes, parcerias com a Embasa e prefeituras locais para recuperação de nascentes, programas de educação ambiental e projetos de pagamentos por serviços ambientais. O comitê também participa ativamente de iniciativas de conservação da Mata Atlântica e do Programa Produtor de Água.
O secretário do Comitê destaca o fortalecimento da interação entre os 13 municípios que compõem o Território de Costa das Baleias, ressaltando a evolução da integração entre usuários, poder público e sociedade civil ao longo dos anos.
Apesar das conquistas, o CBHPIJ enfrentou desafios como enchentes e mortandade de peixes devido à falta de saneamento básico. Para os próximos anos, os planos incluem a implementação do plano de bacia, visando uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e a promoção de uma política hídrica eficaz na região.
Atualmente, o Comitê conta com 31 membros ativos e a participação de instituições como INEMA, SEMA, CODEVASF, SIHS, UNEB, UFSB e 8 prefeituras da região da Bacia. A expectativa é avançar na implementação do plano de bacia do PIJ como meta principal para o próximo ano.

Facebook Comments