PT busca cassação de mandato e inelegibilidade de filho de Bolsonaro e outros 5 vereadores do PL em SC

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Política

O Partido dos Trabalhadores (PT) e outras legendas moveram uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) solicitando a cassação dos mandatos dos vereadores do Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú. A denúncia alega que houve fraude na cota de gênero do partido. Um dos vereadores em questão é Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Além do PT, fazem parte da ação a Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV, e a federação PSOL/Rede. Eles não apenas pedem a cassação dos parlamentares, mas também a inelegibilidade dos vereadores por oito anos.

O PL possui a maior bancada eleita na cidade, com 6 das 19 cadeiras ocupadas. Além de Jair Renan, os outros vereadores eleitos pelo partido foram: Victor Forte, Kaká Fernandes, Guilherme Cardoso, Asinil Medeiros e Anderson Santos.

De acordo com a denúncia, pelo menos quatro candidaturas femininas do PL teriam sido utilizadas apenas para cumprir a cota de gênero eleitoral, sem receber votos ou investimento do partido, e não conseguiram se eleger.

A legislação brasileira determina que os partidos devem ter entre 30% e 70% de candidaturas de cada gênero. O documento alega que não houve investimento igual para candidatos homens e mulheres, além do “recrutamento de candidatas com pouco potencial eleitoral”.

Os partidos requerentes afirmaram no pedido enviado ao TRE que a falta de gastos, a ausência de atividades de campanha e a disparidade na distribuição de recursos financeiros em relação aos candidatos levantam suspeitas de fraude.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Acidente envolvendo trens de alta velocidade deixa ao menos sete mortos e 100 feridos na Espanha

Ao menos sete pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas após dois trens de alta velocidade descarrilharem em Adamuz, próximo de Córdoba, na...

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...