Sindicato de agências reguladoras questiona indicação na Anvisa

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) emitiu uma nota de repúdio hoje contra a escolha feita pelo presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ocupar uma vaga na diretoria.

Segundo o Sinagências, a indicação não seguiu uma lista tríplice elaborada pela Diretoria Colegiada da Anvisa. Essa lista foi preparada devido à ausência de uma escolha direta do presidente da República para a referida vaga. Os três nomes deveriam ocupar o cargo durante 18 meses cada, já que se trata de um mandato tampão devido à renúncia do antigo titular.

O antigo titular tinha um mandato de cinco anos, até março de 2025, mas deixou o cargo em agosto de 2023. Ele foi indicado durante a gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o Sinagências, os dois primeiros nomes indicados foram aceitos corretamente. No entanto, o terceiro nome, Fabrício Carneiro de Oliveira, não foi nomeado para a posição. Em seu lugar, o presidente da Anvisa nomeou uma pessoa que não estava na lista tríplice da Diretoria Colegiada da agência.

O sindicato também questiona a exoneração de Fabrício Carneiro de Oliveira e planeja entrar com uma ação judicial contra as decisões da presidência da instituição.

O Metrópoles tentou entrar em contato com a Anvisa, mas não obteve resposta até o momento.

Indicações de Lula

Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou 11 nomes para compor a diretoria de oito agências reguladoras do país em 2025. As nomeações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.

Para a Anvisa, foram feitas três indicações: Leandro Pinheiro Safatle (diretor-presidente), Daniela Marreco Cerqueira (diretora) e Diogo Penha Soares (diretor).


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Body scanner flagra cinco mulheres tentando entrar com drogas e álcool na Cadeia Pública de Salvador

A manhã desta terça-feira (30) em Salvador foi marcada por uma série de ocorrências que mobilizaram equipes da polícia da cidade, da inteligência...

Batida de trens em Machu Picchu deixa um morto e cerca de 70 feridos

Um grave acidente ferroviário envolvendo dois trens no setor de Pampacahua, Km 94 da rota para Machu Picchu, no Peru, deixou uma vítima...

Banco Central aponta gestão fraudulenta e descumprimento de normas ao justificar liquidação do Banco Master

Em resposta ao Tribunal de Contas da União (TCU), o Banco Central (BC) informou que a liquidação do Banco Master ocorreu devido a...