Alta do dólar: AGU pede para PF investigar fake news sobre Galípolo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Polícia Federal (PF) e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que investiguem publicações nas redes sociais. De acordo com a AGU, as mensagens com informações falsas estariam impactando o mercado financeiro e contribuindo para o aumento do dólar.

O dólar atingiu um novo recorde na quarta-feira (18/12), chegando a R$ 6,26 no encerramento do pregão, em um dia de alta volatilidade.

A AGU identificou diversas publicações feitas por um perfil na rede social X (antigo Twitter), atribuindo declarações falsas a Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central (BC).

As postagens, segundo a AGU, “apresentam posicionamentos sem embasamento, prontamente desmentidos pelo Bacen, mas que tiveram grande repercussão no mercado financeiro e em páginas e perfis especializados em análise econômica, causando impactos negativos na cotação do dólar”.

O conteúdo falso atribuía a Galípolo declarações como “a moeda dos Brics nos protegeria da grande influência que o dólar exerce em nosso mercado”.

Frente a isso, a AGU solicitou a abertura de investigações policiais e administrativas para apurar possíveis crimes contra o mercado de capitais.

No comunicado, a AGU destaca que a desinformação, “ao interferir diretamente na percepção do mercado”, compromete a política pública federal de estabilização cambial, evidenciando o alto potencial prejudicial dos boatos.

A procuradora nacional da União de Defesa da Democracia, Karina Nathércia Lopes, ressalta que “manifestações em plataformas digitais não podem ser feitas para disseminar desinformação sobre políticas públicas ou minar a legitimidade das instituições democráticas, uma vez que essas condutas podem causar danos reais ao eficiente funcionamento do Estado Democrático de Direito”.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo apreendido era a última peça de esquema de clonagem que já tinha dono preso, diz delegado

Itamaraju registrou a apreensão de uma caminhonete Fiat Strada com fortes indícios de clonagem na manhã deste domingo (28). A ação, realizada pela...

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...