Carne mais barata: Relembre cinco casos e as marcas deles na violência policial na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A música “A Carne”, imortalizada por Elza Soares, reflete a realidade da população brasileira, onde a carne mais barata é a negra. Na Bahia, a violência policial deixou marcas em casos emblemáticos, revelando um padrão de violência que ameaça a vida dos baianos.

Neste artigo, relembramos momentos que definiram a relação entre a polícia e as comunidades, levantando questões sobre impunidade, direitos humanos e busca por justiça em um estado marcado pela desigualdade.

Na madrugada de 1º de março de 2020, Alexandre Santos dos Reis, Cléverson Guimarães Cruz e Patrick Sousa Sapucaia foram retirados à força de um bar na Gamboa de Baixo, em Salvador, e encontrados mortos horas depois, acusados injustamente pela polícia.

Nos dias atuais, quatro anos depois, a batalha por justiça continua. As investigações mostraram que as armas de fogo apresentadas pelos policiais foram plantadas no local do crime, desmontando a narrativa oficial da polícia. Três policiais foram denunciados por homicídio qualificado, aguardando decisão judicial.

No Cabula, em 6 de fevereiro de 2015, 12 jovens foram mortos em uma tragédia conhecida como “Chacina do Cabula”. Investigadores descobriram evidências de uma execução planejada pelos policiais, levantando questões sobre o uso excessivo da força policial.

Em Tucano, Pedro Henrique, ativista pelos Direitos Humanos, foi assassinado em 2018 após anos de perseguição policial. Cinco denúncias contra os policiais acusados foram registradas, evidenciando um histórico de abusos contra o ativista.

Em Feira de Santana, Matheus dos Santos Souza, de 14 anos, foi morto em uma abordagem policial após uma situação mal interpretada. Os policiais envolvidos foram afastados até a conclusão das investigações.

Em Lauro de Freitas, Givanildo Silva, marceneiro de 36 anos, foi morto em uma ação policial contestada por familiares e testemunhas. Protestos exigem responsabilização dos policiais e justiça para a vítima.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com um a menos, Vitória empata com Porto e segue sem vencer no Campeonato Baiano

Porto e Vitória ficaram no 1 x 1 pela 3ª rodada do Campeonato Baiano, neste domingo, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro....

Homem é morto a tiros ao chegar em casa em Porto Seguro

Meta descrição: Um homem de 34 anos, Silvestre Stallone da Silva, foi morto a tiros ao chegar em casa no bairro Porto Alegre...

VÍDEO: Mulher fica presa dentro do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado

Uma mulher foi encontrada trancada dentro do Cemitério Senhor do Bonfim, em Brumado, na tarde do último sábado (17). O episódio ocorreu após...