Cinco anos de Faroeste: Seis dos oitos desembargadores investigados foram aposentados pelo TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No Poder Judiciário baiano, investigações apontaram para a existência de uma organização criminosa envolvendo desembargadores, juízes, advogados e servidores. A Polícia Federal deflagrou a Operação Faroeste em novembro de 2019.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a organização criminosa funcionava com três núcleos: Econômico, Jurídico e Causídico. Durante as investigações foram encontradas evidências de trocas de ligações, contatos suspeitos e movimentações financeiras milionárias sem origem declarada.

O esquema envolveu a atuação ilícita de Adailton Maturino, que teria transformado José Valter Dias de borracheiro a milionário através da aquisição de terras na região oeste da Bahia.

Desembargadores e juízes, incluindo Maria do Socorro Barreto Santiago e Gesivaldo Nascimento Britto, foram acusados. Alguns foram aposentados compulsoriamente antes de sofrerem condenações criminais.

A situação dos acusados segue em andamento, com a ação penal tramitando no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e medidas disciplinares sendo aplicadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

As aposentadorias dos desembargadores envolvidos têm impacto direto nas ações penais, uma vez que perdem o foro privilegiado. Os pagamentos salariais continuam sendo feitos, mesmo após as sanções disciplinares.

desembargadores aposentados faroeste

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA emite Recomendação para proteção de menores durante o Carnaval em Brotas de Macaúbas

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Oliveira dos Brejinhos, expediu uma Recomendação direcionada às autoridades e...

Polícia identifica autor de disparos que matou comerciante no Centro de Teixeira de Freitas

Policiais identificaram o suspeito pelo homicídio de um comerciante em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira...

Serviços de saúde no Carnaval terão seis pontos de atendimento em Salvador no interior

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou seis postos de atendimento para o Carnaval 2026, com testes rápidos para HIV, sífilis e...