Corte de gastos: Câmara e Senado concluem PEC no mesmo dia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



Corte de gastos no Senado e Câmara

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (19/12), os dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do governo Lula para ajuste do crescimento das despesas obrigatórias. A PEC faz parte do pacote de corte de gastos anunciado em novembro e foi aprovada no Senado logo após passar pela Câmara.

A matéria precisava de 49 votos em dois turnos. No primeiro turno, obteve 53 votos a favor e 21 contra. No segundo, 55 votos favoráveis e 18 contrários. Sem alterações em relação ao texto aprovado na Câmara, a proposta segue agora para promulgação.

A PEC inclui novas regras para o abono salarial, limites de salários no funcionalismo público e repasses ao Fundeb. A Câmara reduziu a destinação de recursos do Fundeb de 20% para 10% e definiu que, a partir de 2026, no mínimo 4% do fundo devem ser destinados à educação integral, medida mantida pelo Senado.

Na proposta original, o texto permitia que até 20% dos recursos do Fundeb fossem usados para escolas em tempo integral. O Senado também retirou a parte que previa financiamento de programas suplementares de alimentação com recursos de contribuições sociais, alteração feita pela Câmara.

Quanto aos supersalários, a proposta do governo previa que o Congresso regulamentasse, por lei complementar, o teto salarial do funcionalismo. Porém, a Câmara alterou a proposta para que a regulamentação seja feita por meio de um projeto de lei ordinária, a ser discutido em 2025. O Senado manteve essa alteração.

As verbas indenizatórias continuarão fora do teto salarial até a aprovação desse projeto de lei ordinária e a definição dos supersalários será discutida pelo Senado em projeto específico.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes e Galípolo omitiram encontros das agendas oficiais

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, aparecem em encontros recentes não divulgados publicamente, segundo...

Quem é o vice que vai governar SP nos 17 dias de férias de Tarcísio

Resumo para SEO: Felício Ramuth, vice-governador de São Paulo, assume o Palácio dos Bandeirantes por 17 dias durante as férias de Tarcísio de...

Zelensky faz pronunciamento de Natal em meio à guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um pronunciamento de Natal destacando a unidade do povo ucraniano em meio à guerra. Em tom...