Caminhando contra o vento (por Marcos Magalhães)

Publicado:

Caetano Veloso e Maria Bethânia fizeram um show na Allianz Arena, em São Paulo, que reacendeu o sucesso de décadas passadas. Com a música “Caminhando contra o vento”, de 1967, as guitarras intensas e letras impactantes conquistaram o público, que gritou “sem anistia” ao final da apresentação.

O documentário “Os sonhos de Pepe”, sobre a vida do ex-guerrilheiro e presidente do Uruguai, José Mujica, também despertou a resistência, assim como Caetano, contra ameaças à democracia e ao meio ambiente.

Com a posse de Donald Trump nos EUA, os riscos ao planeta aumentam, já que ele defende a indústria do petróleo. Além disso, as democracias enfrentam desafios com a ascensão de partidos populistas e problemas fiscais, como ressaltado por Gideon Rachman.

No Brasil, a eleição de Jair Bolsonaro e os movimentos de extrema direita representam essa onda populista. Enquanto isso, Luiz Inácio Lula da Silva segue navegando em águas turbulentas, com a direita aguardando uma oportunidade para retornar ao poder.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veja as expectativas dos lutadores para o Centro-Oeste Fight

A 18ª edição do Centro-Oeste Fight (COF) começou com a pesagem e as encaradas dos atletas, realizadas na sexta-feira, 17 de outubro, no...

Gilmar pede destaque e para julgamento sobre aborto. Placar é 2 x 0

Na última sexta-feira (17/10), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso votou a favor da descriminalização do aborto até a...