Natal: GDF nega superfaturamento e diz que valor está de acordo com a lei

Publicado:

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa se pronunciou sobre a Operação Krampus, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPDFT. A pasta negou qualquer irregularidade e afirmou estar colaborando com as investigações para esclarecer os fatos.

A ação investiga um suposto esquema de desvio de recursos públicos na contratação do projeto Natal Encantado 2024. Mandados de busca, apreensão e bloqueio de mais de R$ 5 milhões foram expedidos pela Justiça.

O Ministério Público de Contas do DF já havia solicitado informações sobre o edital de Natal. A pasta defende que o evento entregue foi o melhor já realizado, com mais de 1,2 milhão de pessoas reunidas durante 29 dias.

Os principais investigados incluem o subsecretário de Difusão Cultural da Secretaria, o coordenador de Projetos Especiais, o presidente de uma associação e o representante de um instituto envolvido na seleção da associação.

O projeto Natal 2024 custou aos cofres públicos R$ 14,3 milhões e envolveu a ornamentação natalina da Esplanada dos Ministérios. A investigação apontou possíveis irregularidades na contratação e nos valores envolvidos.

A operação, conduzida pelo Gaeco com apoio da Polícia Civil, investiga não apenas o suposto superfaturamento, mas também crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

O nome da operação, Krampus, faz referência a um personagem da mitologia europeia considerado o “demônio do Natal”, com características opostas às do Papai Noel.

Em resumo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa defende que seguiu a legislação e que os valores envolvidos estão dentro da legalidade, apesar das investigações em curso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Famoso hotel dificulta que donos aluguem flats, e briga judicial se instala

Caldas Novas, em Goiás, tem se destacado como um destino turístico popular, com cerca de 104 mil leitos. Dentre os empreendimentos da região,...

Conheça artista por trás do sucesso ‘Garçom, tem Pitú?’ que tem mais 24 mi de views e foi apadrinhada por Carlinhos Maia

Laércio Dantas, uma paulista de 15 anos, atualmente vivendo em Picos, Piauí, está fazendo sucesso em todo o Brasil com seu bordão “Garçom,...

Trump manda investigar frigoríficos nos EUA por alta no preço da carne

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que pediu ao Departamento de Justiça (DOJ) para investigar as principais empresas de processamento de...