Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O povo avá-guarani da Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, sofreu um novo ataque na noite de sexta-feira (3). Quatro indígenas ficaram feridos e foram levados ao hospital Bom Jesus de Toledo, a aproximadamente 100 quilômetros de distância. A informação é da Agência Brasil.

A Polícia Federal confirmou o crime por meio de nota, destacando a presença de forças de segurança federais, estaduais e municipais no local para evitar novos episódios violentos. “Por volta das 21 horas, houve disparos em direção à comunidade indígena próxima ao bairro Eletrosul”, informou.

As investigações para identificar os responsáveis tiveram início na sexta-feira e, no sábado (4), peritos criminais federais estiveram no local coletando provas, conforme comunicado.

Enquanto os ataques ocorriam, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) fez um apelo urgente às autoridades, pedindo medidas e punição dos criminosos. Lideranças avá-guarani enviaram mensagens à organização descrevendo a situação como cercados e com tiros por todos os lados.

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) condenou a violência recorrente na região desde dezembro de 2024, acompanhando a situação em diálogo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para investigar os grupos armados atuantes na região, informou o MPI.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) denunciou a série de ataques desde 29 de dezembro de 2024 na região, com um indígena baleado no braço em 31 de dezembro e outra indígena queimada no pescoço em 30 de dezembro.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Militar da Força Aérea é localizado em Caraíva após mobilização por desaparecimento

Porto Seguro, BA — Um sargento da Força Aérea Brasileira desaparecido desde domingo foi localizado na manhã desta quarta-feira, 21, em Caraíva, distrito...

Corregedoria determina investigação aprofundada sobre nomeações de advogado dativo por magistrada na Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu uma sindicância administrativa para apurar possível irregularidade em nomeações feitas pela juíza Tarcísia de Oliveira...

Sérgio Nahas: condenado por matar esposa há 23 anos é preso em praia na BA

O empresário Sérgio Nahas, 61 anos, foi preso pela Polícia Militar da Bahia em uma pousada na Praia do Forte, após ser reconhecido...