Novo ataque no Paraná deixa mais quatro indígenas feridos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O povo avá-guarani da Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavirá, localizada entre Guaíra e Terra Roxa, no oeste do Paraná, sofreu um novo ataque na noite de sexta-feira (3). Quatro indígenas ficaram feridos e foram levados ao hospital Bom Jesus de Toledo, a aproximadamente 100 quilômetros de distância. A informação é da Agência Brasil.

A Polícia Federal confirmou o crime por meio de nota, destacando a presença de forças de segurança federais, estaduais e municipais no local para evitar novos episódios violentos. “Por volta das 21 horas, houve disparos em direção à comunidade indígena próxima ao bairro Eletrosul”, informou.

As investigações para identificar os responsáveis tiveram início na sexta-feira e, no sábado (4), peritos criminais federais estiveram no local coletando provas, conforme comunicado.

Enquanto os ataques ocorriam, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) fez um apelo urgente às autoridades, pedindo medidas e punição dos criminosos. Lideranças avá-guarani enviaram mensagens à organização descrevendo a situação como cercados e com tiros por todos os lados.

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) condenou a violência recorrente na região desde dezembro de 2024, acompanhando a situação em diálogo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para investigar os grupos armados atuantes na região, informou o MPI.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) denunciou a série de ataques desde 29 de dezembro de 2024 na região, com um indígena baleado no braço em 31 de dezembro e outra indígena queimada no pescoço em 30 de dezembro.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Julgamento dos acusados da maior chacina do DF é marcado. Saiba quando

O Tribunal do Júri de Planaltina marcou o julgamento dos cinco réus da maior chacina da história do Distrito Federal, ocorrida no início...

Homem ignora medida protetiva, vai à casa da ex bêbado e é preso pela PM em Itanhém

Itanhém, BA - A Polícia Militar prendeu em flagrante, na noite de domingo (28), Valmir Gomes de Jesus, 41 anos, por descumprimento de...

Prefeito Bruno Reis celebra participação do Festival Virada Salvador com 180 mil pessoas

Durante a coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador, o prefeito Bruno Reis (União) apresentou um balanço parcial do evento nesta segunda-feira (29)...