Léo Batista, ícone do jornalismo brasileiro, morre aos 92 anos

Publicado:

O renomado apresentador, locutor e dublador João Baptista Belinaso Neto, conhecido como Léo Batista, faleceu aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Internado desde 6 de janeiro no Hospital Rios D’Or, inicialmente por desidratação e dores abdominais, descobriu-se um tumor no pâncreas. Com mais de 50 anos de história no jornalismo esportivo, Léo Batista foi uma figura icônica na televisão e no rádio, tendo trabalhado por décadas na Rede Globo.

89647222 copa do mundo 2018 leo batista

Além de ter participado do programa “Globo Esporte”, Léo contribuiu para outros programas importantes da emissora, como Jornal Nacional, Fantástico e Jornal Hoje. Ele adquiriu o apelido de “A Voz Marcante” por cobrir 13 Copas do Mundo, 13 Jogos Olímpicos e reportar eventos como as mortes de Getúlio Vargas, Princesa Diana e Ayrton Senna. Casado com Leyla Chavantes Belinaso, que faleceu aos 84 anos em 2022.

Conheça mais sobre a vida do jornalista:

Léo Batista iniciou sua carreira como locutor na praça de Cordeirópolis, interior de São Paulo, durante a “era de ouro” do rádio. Ele se aventurou na televisão nos primórdios desse meio de comunicação incerto. Na Rádio Globo, narrou a Copa do Mundo de 1950 no Rio, o que o levou à emissora em 1953.

No comando do programa “Globo no Ar”, foi a primeira voz a noticiar o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954. Pouco depois, ingressou na TV Rio e apresentou o Telejornal Pirelli, concorrente do famoso Repórter Esso da TV Tupi.

Em 1970, Léo Batista foi convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho para a cobertura da Copa do Mundo na Rede Globo, onde se tornou âncora do Jornal Hoje no ano seguinte. Participou da criação e apresentação de programas como Esporte Espetacular e Globo Esporte.

Além de sua atuação com comunicador, Léo Batista se envolveu em diversas áreas artísticas, como canto, artes plásticas, comédia e literatura. Também foi dublador, marcando uma geração como a voz dos heróis da Marvel nos desenhos animados dos anos 60.

*Reportagem produzida com auxílio de IA e informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Carol Santos

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ônibus colide com poste após ser surpreendido por “racha” na Avenida Paralela

Um ônibus colidiu com um poste e ficou parcialmente destruído na madrugada desta segunda-feira, 6, na Avenida Paralela, em Salvador. O acidente ocorreu...

Willian José comemora 14° gol pelo Bahia e minimiza críticas: “Quando não faz, inventam alguma coisa”

Willian José foi o autor do gol que garantiu a vitória do Bahia sobre o Flamengo por 1 a 0, no último domingo...

Tiago celebra triunfo sobre o Flamengo e projeta Ba-Vi: “Vamos focados, porque pode ser decidido nos mínimos detalhes”

O atacante Tiago brilhou no triunfo por 1 a 0 do Bahia sobre o Flamengo, no último...