Moto por app: Justiça de SP nega pedido da prefeitura para multar a 99

Publicado:

Moto por aplicativo: Justiça de São Paulo rejeita solicitação da prefeitura para multar a 99.

A Justiça de São Paulo indeferiu o pedido da prefeitura da capital para impor uma multa diária de R$ 1 milhão à 99, por danos morais coletivos e desobediência. A administração municipal moveu uma ação civil pública alegando que a 99 vem descumprindo um decreto que proíbe o transporte remunerado de passageiros por motocicletas com aplicativos desde 2023.

Na semana passada, a plataforma anunciou o retorno desse tipo de transporte na cidade, desencadeando uma disputa judicial entre a prefeitura e a empresa. Enquanto a municipalidade argumenta que a atividade é considerada clandestina, a 99 defende estar respaldada pela legislação federal e pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O juiz Josué Vilela Pimentel, em sua decisão, afirmou que, de acordo com o julgamento do Tema 967 do STF, é inconstitucional proibir ou restringir o transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, por violar os princípios da livre iniciativa e concorrência.

Nesta terça-feira, o prefeito Ricardo Nunes se reuniu com representantes da Justiça do Trabalho para discutir o assunto.

Apreensões e protestos

Desde 15 de janeiro, a prefeitura vem realizando blitze para fiscalizar motociclistas que fazem transporte de passageiros pela 99. A empresa solicitou na Justiça a suspensão das fiscalizações, porém o pedido foi negado. Até segunda-feira, 126 motocicletas foram apreendidas pela administração municipal.

Essa medida tem provocado protestos entre os motociclistas, que organizaram um ato em frente à prefeitura nesta terça-feira para contestar a fiscalização. O protesto teve a participação dos vereadores Lucas Pavanato (PL) e Kenji Palumbo (Podemos), ambos da base aliada de Nunes.

Além das taxas de remoção dos veículos do pátio da SPtrans, a prefeitura está multando os motociclistas em R$ 7.100,64 por exercerem transporte remunerado sem autorização.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os Estados Unidos fazem do oceano Pacífico um cenário de guerra

No último sábado, as Forças Armadas dos Estados Unidos mataram mais três pessoas acusadas de tráfico de drogas no litoral da Venezuela. Desde...

PM prende homem que agrediu mulher e colocou filha pequena em risco durante violência no Prado

Publicado: 16 Novembro 2025 Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar no último sábado (15) após agredir sua esposa em um...

Padre Alexsandro da Silva Lima, pároco de Dourados, é encontrado morto

O padre Alexsandro da Silva Lima, de 44 anos e pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em...