TJBA rejeita pedido da OAB de suspensão da Taxa de Incêndio de lei do Governo da Bahia

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) extinguiu o processo movido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) que questionava a constitucionalidade da Lei Ordinária 12609/12, que estabelece uma taxa anual para serviços de prevenção e combate a incêndios.

A OAB argumentou que a legislação não poderia ser considerada constitucional, uma vez que se refere à prestação de um serviço específico e indivisível de combate a incêndios, realizado pelo Corpo de Bombeiros, e, portanto, deveria ser financiado por meio de impostos.

A Procuradoria-Geral do Estado defendeu a competência dos estados brasileiros para instituir essa taxa, citando decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal que reconhecem a legitimidade dos estados para tal. Em sua decisão, a Desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel votou a favor do Estado da Bahia, destacando a revogação das normas em questão antes do início do processo, e ressaltou que a lei prevê a restituição do valor pago a mais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jerônimo evita “interferir” na AL-BA em processo envolvendo Binho Galinha: “Vamos aguardar”

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que não pode "interferir" no...

Vídeo de empresário do DF causa confusão na CPMI no INSS

A apresentação de um vídeo do empresário Fernando Cavalcanti, do Distrito Federal, levantou controvérsias durante a audiência da CPMI do INSS, realizada na...

Itabela: jovem é retirado de casa e executado a tiros; paredes foram pichadas com sigla de facção

Em Itabela, um adolescente de 17 anos, identificado como Reinildo Santos Silva, foi assassinado a tiros na noite de sábado (4). O crime...