Rui Costa afirma que governo estuda reduzir imposto de importação de alimentos para diminuir preços

Publicado:

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou que o governo está analisando a possibilidade de diminuir o imposto de importação de alimentos que estão mais acessíveis no exterior do que no Brasil. Essa iniciativa busca facilitar a importação desses alimentos para aumentar a oferta do produto, consequentemente, provocando a redução dos preços.

“Não há explicação para [o preço interno] estar elevado. Para todo produto cujo preço externo seja inferior ao interno, iremos intervir. O mercado é quem determina os preços. Se tornarmos a importação mais econômica, teremos agentes do mercado importando, o que auxiliará a diminuir o preço do produto interno”, afirmou.

No mesmo contexto, o ministro afirmou que não planeja adotar medidas fora do padrão para baixar os preços dos alimentos. “Quero enfatizar categoricamente: não serão adotadas medidas heterodoxas. Não haverá congelamento de preços, tabelamento, intervenção. Ele até brincou: não haverá fiscais do governo nos supermercados, feiras. Não haverá rede de supermercados estatal. Isso nem sequer foi discutido nesta ou em qualquer outra reunião”, ressaltou o ministro.

Nessa mesma linha, o ministro Rui Costa também mencionou a necessidade de mudança nos hábitos de consumo. Ele destacou o exemplo da laranja, que teve queda na produção tanto nos Estados Unidos quanto internamente.

“Jornalistas econômicos já noticiaram a drástica redução na produção de laranja nos Estados Unidos, um dos maiores produtores globais, devido a doenças nas plantações. Também houve redução aqui, em São Paulo, devido a doenças”, pontuou.

De acordo com o ministro, o aumento no custo dos alimentos para os brasileiros é reflexo de “um cenário que não está relacionado com a economia nacional, mas sim com os preços internacionais dessas commodities”.

A declaração do ministro surgiu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. Lula convocou ministros da área para discutir possíveis ações governamentais que possam contribuir para a redução nos preços dos alimentos e bebidas no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Federação da Noruega doará renda de jogo contra Israel ao MSF

A Federação Norueguesa de Futebol (NFF) anunciou que toda a renda do jogo contra Israel, marcado para 11 de outubro, será destinada ao...

Bolsonaristas atacam Valdemar após ele citar “planejamento de golpe”

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, gerou polêmica ao afirmar que houve um “planejamento de golpe” no Brasil, embora não tenha sido concretizado....

Terceira rodada do Candangão Sub-17 é marcada por equilíbrio nos jogos

A terceira rodada do Candangão Sub-17 trouxe muita disputa e equilíbrio nas partidas. Apenas dois times se destacaram com vitórias expressivas: o Canaã,...